Enquanto as células eucariontes têm estruturas complexas, formadas por membranas internas, citoesqueleto e um núcleo, as células procariontes não contém núcleo e outras organelas ligadas à membrana. ... Possuem uma estrutura menos complexa, sem núcleo, e o material genético fica disperso dentro do citoplasma.
A membrana plasmática - o limite externo da célula - é a bolsa, e o citoplasma é a gosma. Naturalmente, uma célula é muito mais do que apenas uma bolsa de gosma. ... A membrana é uma estrutura delicada, de duas camadas de lipídios e proteínas, e controla o que pode entrar e sair da célula.
Resposta. A membrana plasmática é uma película que envolve a célula e regula tudo o que entra e sai dela. ... Os nutrientes, o oxigênio e as substâncias que são eliminados pela célula passam sempre pela membrana, que funciona como uma espécie de portão: permite a passagem de certas substâncias e impede a passagem de outras ...
O glicocálice apresenta diversas funções importantes para a célula, sendo uma delas a proteção contra lesões de natureza química e mecânica. Esses carboidratos também evitam ligações indesejáveis com outras células e ajudam na movimentação graças à sua capacidade de adsorver água.
Osmose é um processo de difusão da água através de uma membrana semipermeável e ocorre da solução menos concentrada para a mais concentrada. Esse processo é um tipo de transporte passivo, pois, durante a osmose, a célula não gasta energia.
O transporte passivo é a troca de substâncias da célula com o meio, que ocorre sem gasto de energia. Os tipos de transporte passivo são: difusão simples, osmose e difusão facilitada. ... Outro tipo de transporte passivo é a osmose.