Monte Ararat
O Monte Ararate, na tradição judaico-cristã, está associado com as "Montanhas do Ararate" onde, segundo o livro do Gênesis, a Arca de Noé estaria supostamente localizada. Também desempenha um papel significativo no nacionalismo e irredentismo armênio.
Turquia
O relato Bíblico afirma que a Arca teria repousado sobre a cordilheira do Ararate, (leste da atual Turquia e norte do Irã), região da antiga Armênia. Em uma missão de rotina, a Força Aérea Americana fotografou a mais de 4 mil metros de altura algo muito curioso nas imediações do Ararate.
As águas afogaram todos os humanos e animais, exceto aqueles que se refugiaram na arca de Noé. Depois que as águas baixaram, Noé desembarcou no Monte Ararat (na atual Turquia) e todos saíram da arca para se multiplicar novamente. A história do Dilúvio está narrada na Bíblia em quatro capítulos do Gênesis.
275-339 d.C) até o dias atuais. Não há nenhuma evidência científica para um dilúvio global, e apesar das muitas expedições, não há evidência de que a arca tenha sido encontrada.
Vamos dividi-la: Adão viveu 930 anos e Noé, 950 anos; entre a morte de Adão e o nascimento de Noé, temos 126 anos. Do Dilúvio a Abraão, 427 anos e Noé viveu 600 anos antes do castigo divino e 350 anos após.
Moisés
Moisés
A Bíblia diz que Moisés foi escolhido por Deus para liderar a saída dos hebreus do Egito, onde eram escravos, rumo à terra prometida de Canaã. Após o reino ser atingido pelas dez pragas, o faraó Ramsés 2º admite sua libertação, pedida por Moisés.
Uzá ( m. 1010 a.C ) foi um israelita cuja morte está associada a tocar a Arca da Aliança. ... Quando os bois tropeçaram, Uzá, em violação direta da lei divina, encostou na arca com a mão, e foi imediatamente morto.
Segundo a Bíblia, as tábuas com os Dez Mandamentos originais estão encerradas na Arca da Aliança. ... No ano de 642 a.C., para proteger a arca de uma possível invasão ao templo, o rei Josias teria mandado escondê-la. Depois disso, a Bíblia não faz mais referências sobre o paradeiro do baú sagrado.
Mical
Em outras traduções é citado "Mical" ao invés de "Merabe" que teve cinco filhos. Seus filhos foram mortos pelos gibeonitas, que os enforcaram junto com os filhos de Rispa, concubina de seu pai.
Armoni
O rabino britânico Jonathan Magonet descreveu Rispa como "toda mãe que vê seus filhos mortos antes do tempo por razões de Estado, sejam eles em tempo de paz ou em guerra. Tudo o que resta para ela é preservar a dignidade da sua memória e viver para testemunhar e pedir contas aos governantes do mundo".
História Bíblica. No tempo de Josué, Gibeão era habitada pelos heveus, uma das 17 nações cananéias destinadas à destruição. Os gibeonitas também eram chamados amorreus, visto que este nome às vezes parece ter sido aplicado de modo geral a todos os cananeus.
Ao tempo em que Jacó retorna com sua família para Canaã, Gênesis 34 descreve os heveus como os governantes da região de Siquém. A partir do livro de Josué, sabemos que os heveus foram um dos sete grupos nacionais que vivem na terra de Canaã quando os Israelitas, em Josué, iniciaram a sua conquista da terra (Josué 9:1).
Balaão: Baraque, rei dos Moabitas, com medo dos israelitas, mandou vir a ele Balaão, um vidente que se vendeu por dinheiro para amaldiçoar o povo de Deus, não conseguindo seu intento; pois Deus é com seu povo e transforma maldições em bênçãos.
Na Bíblia, no Antigo Testamento, no livro de Josué 5:13-6:27, é relatado que após os israelitas atravessarem o rio Jordão, cercaram a cidade por 7 dias, e as muralhas desmoronaram com o poder divino e então a cidade foi invadida e totalmente destruída, sob a liderança de Josué.
A tradição sempre fala em 12 tribos. Mas eram 13.
Josué ordena que alguns de seus homens marchem por 6 dias ao redor da cidade tocando trombetas e levando a Arca da Aliança.
A ideia era livrar seu povo dos midianitas, saqueadores que dispunham de arqueiros bem treinados e se locomoviam no lombo de camelos. Apesar do exército numeroso, Gideão não contava com os mesmo recursos de seus inimigos. ... Segundo o livro Êxodo, o profeta Moisés se casou com uma midianita quando jovem.
300 homens
Dever afirma que a região de Midiã se situava no noroeste da península Arábica, na margem oriental do golfo de Ácaba no mar Vermelho, uma área que só foi povoada intensivamente a partir dos séculos VIII e VII antes de Cristo.