Conforme explicamos, na transferência interna você apenas modificará alguns aspectos da sua graduação, mas continuará estudando na mesma faculdade. Já na transferência externa, você deixará de ter qualquer vínculo com a instituição em que está agora e passará a ser um aluno daquela para qual está sendo transferido.
Podem participar do processo de transferência da USP os alunos regularmente matriculados, no ano de 2020, em cursos de graduação de qualquer instituição de ensino superior, inclusive da USP, exceto para graduandos de cursos sequenciais e de curta duração.
Para participar da transferência interna, o estudante deve procurar a Seção de Graduação da unidade que oferece o curso de seu interesse, verificar se há vagas disponíveis e quais os procedimentos para inscrição e seleção. A lista a seguir contém informações das principais unidades que disponibilizaram seus editais.
A reopção é a mudança para outro curso, permitida ao aluno regularmente matriculado e admitido, desde que tenha integralizado de 35% a 75% dos créditos do seu currículo. Esse procedimento ocorre no primeiro semestre letivo, conforme previsto no calendário acadêmico, para provimento de vagas no segundo semestre letivo.