Segundo o cientista Schrödinger, cada elétron da eletrosfera de um átomo possui uma determinada quantidade de energia. Assim, cada elétron só permanece no nível e subnível de energia correspondente. ... Existem no máximo quatro subníveis, que são: s, p, d, f.
Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia. O número de subníveis que constituem cada nível de energia depende do número máximo de elétrons que cabe em cada nível.
Os níveis representam os níveis de energia na Eletrosfera, que variam do 1° ao 7° nível. Já os subníveis são as letras s, p, d e f, que vão depender da quantidade de elétrons que cabem em cada nível.
Número de elétrons no subnível mais energético: o subnível mais energético é o último a ser preenchido, isto é, o 3d. Assim, o número de elétrons nele é 3. Número de elétrons no subnível mais externo: o subnível mais externo é o que fica mais afastado do núcleo, isto é, o 4S. Assim, o número de elétrons nele é 2.
Sempre que o elétron mais energético estiver em um subnível s ou p, ele será um elemento representativo. Além disso, a soma dos elétrons que foram preenchidos no nível mais externo, nos mostra qual é sua respectiva família.
A estes valores damos o nome de “quanta” (no plural) ou “quantum” (no singular). Até o momento, em todos os átomos já conhecidos, os elétrons podem ocupar até sete níveis de energia, sendo representados respectivamente pelas letras maiúsculas K, L, M, N, O, P e Q ou pelos números 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7.
Resposta. Como N=5 conclui-se que ele estar na camada O e L=1 isso me diz que ele estar no subnivel P., e cada subnivel P possui no máximo 3 orbitais sendo que cada orbital pode comportar 2 elétrons....
O número quântico magnético (m ou m1) é aquele que indica a órbita onde os elétrons se encontram: O subnível s possui 1 orbital, que é o orbital (0).
Número quântico secundário
Essas camadas correspondem respectivamente aos números 1, 2, 3, 4, 5, 6 e 7. Assim, os valores de n variam de 1 a 7, de acordo com o nível de energia do elétron. Quanto maior o número quântico principal, maior é a energia do elétron.