São três os principais temas abordados por Gregório de Matos: a poesia amorosa, a poesia religiosa e a poesia satírica.
Gregório de Matos Guerra foi advogado e poeta. Sua obra inclui poesia lírica, sacra, satírica e erótica. Ganhou maior destaque por suas produções satíricas, ganhando o apelido de “Boca do Inferno” e também “Boca de Brasa”. ... Nessa época escreveu o poema satírico “Marinícolas”.
Boca do Inferno
A Boca do Inferno localiza-se na Costa da Guia, a Oeste da vila de Cascais, em Portugal. O nome "Boca do Inferno" atribuído a este local deve-se à analogia morfológica e ao tremendo e assustador impacto das vagas que aí se fazem sentir. A característica que compõe a rocha na falésia é de natureza carbonatada.
26 de novembro de 1696
Em decorrência, ele foi para Recife, onde faleceu aos 59 anos de uma febre amarela contraída em Angola. Seu apelido “Boca do Inferno”, revela seu espírito inquieto e rebelde. Através de sua “lira maledicente”, ele denunciava toda sorte de abusos e de hipocrisia da sociedade brasileira do século XVII.
Gregório de Matos Guerra
> A obra de Gregório de Matos é tradicionalmente dividida em torno de três grandes eixos temáticos: a poesia religiosa, a poesia lírica e a poesia satírica.
Poesia religiosa são poesias que falam de Cristo ou de algo parecido assim como a música sacra, a poesia religiosa fala do que é bom para nossa alma mais uma vez peramte a igreja que tem o domínio sobre qualquer arte do movimento barroco.
Em sua produção lírica, Gregório de Matos se mostra um poeta angustiado em face à vida, à religião e ao amor. Na poesia lírico-amorosa, o poeta revela sua amada, uma mulher bela que é constantemente comparada aos elementos da natureza.
O tema central é o caráter contraditório dos sentimentos do poeta pela mulher, que é simultaneamente flor (metáfora da beleza) e objeto do desejo, e anjo (metáfora da pureza) e símbolo da elevação espiritual.