tudo aquilo que nossa visão alcança é a paisagem. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. Não é formada apenas de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons etc” (SANTOS, 1988, p. 61).
Paisagem é uma categoria de análise da Geografia que nos auxilia no estudo e compreensão do espaço a partir de um recorte específico. Ela é definida como tudo aquilo que nós podemos identificar e interpretar por meio dos nossos sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar) em um determinado lugar.
Resposta. Existem dois tipos de paisagens: naturais e humanizadas. São aquelas em que não existiu qualquer acção do ser humano, ou seja, não sofreram transformações causadas pelo homem. Possuem apenas elementos naturais (montanhas, rios, mares, rochas, vegetação, animais, etc).
O espaço geográfico é o espaço construído através da transformação do mesmo pelo homem (relação sociedade-espaço), tendo como finalidade a intencionalidade humana. Pode-se encontrar no espaço geográfico formas "naturais" (rios, planaltos, planícies e etc...) e artificiais (casas, avenidas, pontes...).
A Geografia estuda o espaço geográfico, ou seja, todo o espaço terrestre produzido pelo homem ou que possui direta ou indireta relação com este. Sendo assim, o estudo das sociedades urbana e rural, o uso e apropriação dos recursos naturais e as dinâmicas naturais fazem parte dos estudos geográficos.
os elementos presentes no espaço geográfico são: os elementos naturais (vegetação, relevo, clima, etc) e os elementos humanos ou culturais (que são os produzidos pela sociedade: carros, edifícios, estradas, etc).
O espaço geográfico pode ser definido como qualquer região ou ainda qualquer fração que possa ser encontrado no presente planeta. ... Por fim, podemos compreender que os seguintes fatores também podem ser apontados como inerentes ao espaço geográfico: Região ; Lugar ; Território e Paisagem .
Os elementos que formam uma paisagem natural são: rios, árvores, animais, cachoeiras, flores. E os elementos que formam uma paisagem humanizada são: casas, prédios, pontes, estradas, indústrias.
Segundo ALMEIDA & RIGOLIN (2005), é nas paisagens que estão inseridos todos os elementos presentes no espaço geográfico: os elementos naturais (vegetação, relevo, clima, etc) e os elementos humanos ou culturais (que são os produzidos pela sociedade: carros, edifícios, estradas, etc).
Olá, através da ação humana ( desmatando florestas, poluindo rios...) ou através de desastres naturais (enchentes, furacões...).
A paisagem modificada, humanizada ou artificial é aquela em que ocorreu a interferência humana. Com o crescimento populacional e urbano, a paisagem natural foi se modificando e dando lugar àquela em que predominam as construções, desde casas, prédios, indústrias, avenidas, ruas, etc. ...
Paisagem natural e paisagem cultural são tipos de paisagens que apresentam entre si elementos diferentes identificados pelos nossos cinco sentidos, especialmente a visão. Paisagem natural e paisagem cultural são diferenciadas pela análise dos elementos que as compõem.
O ambiente natural é aquele que não sofreu alterações. Por sua vez, o ambiente modificado é constituído por diferentes mudanças realizadas pelo homem. Portanto o ambiente natural é considerado aquele em que não tem modificações pelo homem. ... O ambiente modificado também pode ser considerado um espaço geográfico.
O homem modifica a paisagem natural (que é formada por florestas, montanhas, rios) porque possui necessidades que são infinitas. Na prática, essas necessidades podem ser vistas com o desmatamento de terras para o cultivo de alimentos (agricultura) e habitação (construção de cidades, casas, prédios e pontes).
Assim, algumas das transformações que vemos no dia a dia é a derrubada de árvores, construção de novos prédios ou casos, inserção de uma nova praça ou jardim, ou até mesmo quando mudam as cores das paredes pintadas pela cidade.
Os elementos naturais mudam a paisagem de acordo com o lugar e as condições climáticas. Por exemplo, é o que acontece em países que ocorrem os terremotos, os maremotos (tsunami), as erupções vulcânicas, deslizamentos do solo, erosão das rochas, derretimento das geleiras, queimadas, entre muitas outras.