Os principais indicadores socioeconômicos são: PIB, renda per capita, IDH, Coeficiente de Gini, taxa de desemprego e a oferta de serviços públicos.
Para isso, são tradicionalmente analisados indicadores demográficos, socioeconômicos, de mortalidade, de morbidade e fatores de risco, e de recursos e cobertura.
Pode-se dizer que a qualidade de vida se resume ao modo e intensidade de relação das pessoas com o mundo. ... Além disso, cada área da existência de uma pessoa gera uma determinada qualidade de vida. A seguir, nós falaremos um pouco sobre tudo isso de uma maneira simples e objetiva.
1) Os determinantes sociais impactam na saúde bucal das pessoas, por conta da desigualdade social fazer com que muitas pessoas não possuam condições de cuidar da própria saúde . 2) As condições de saúde bucal impactam nas vidas das pessoas, de forma que trazem melhorias para a qualidade de vida e auto estima .
Com esse pensamento, Wilkinson e Marmot (2003) dividem os determinantes sociais em: Page 14 13 Gradiente social: a expectativa de vida é menor e as doenças são mais comuns quanto mais baixa fora posição na escala social em cada sociedade.