O modelo define sete níveis de maturidade: A (Em Otimização), B (Gerenciado Quantitativamente), C (Definido), D (Largamente Definido), E (Parcialmente Definido), F (Gerenciado) e G (Parcialmente Gerenciado), sendo o nível G o primeiro a ser implementado e o nível A o nível máximo que a empresa poderá atingir.
Enquanto o MPS BR é um modelo criado em função das médias e pequenas empresas, o CMMi tem um foco global mais voltado para as empresas de maior porte. ... As médias e pequenas empresas adotam o MPS BR com o objetivo de conseguir alcançar uma padronização e qualidade no processo com mais velocidade e de baixo custo.
O CMMI tem foco global voltado para empresas de maior porte. MPS.BR é um modelo criado em função das médias e pequenas empresas. O CMMI possui cinco níveis de maturidade por estágio e seis na Contínua. MPS.BR possui sete níveis de maturidade, onde a implantação é mais gradual.
O programa mobilizador MPS.BR está dividido em três (3) componentes (Figura 1): Modelo de Referência (MR-MPS), Método de Avaliação (MA-MPS) e Modelo de Negócio (MN-MPS). Cada componente é descrito por meio de Guias e/ou de Documentos do MPS.BR.
O Guia de Implementação de Serviços fornece orientações para implementar nas organizações os níveis de maturidade descritos no Modelo de Referência de Serviços (MR-MPS-SV), detalhando os processos contemplados nos respectivos níveis de maturidade e os resultados esperados com a implementação dos processos.
A versão atual do modelo é o CMMI V2. 0, liberado em Março de 2018. O objetivo final do CMMI é integrar processos para melhorar produtos....O processo inclui três disciplinas ou corpos de conhecimento (body of knowledges), sendo elas:
Gerência de Requisitos (GRE): o propósito é gerenciar os requisitos do produto e dos componentes do projeto e identificar inconsistências entre os requisitos, os planos do projeto e os produtos de trabalho do projeto — devem ser implementados 5 resultados esperados.