11 alimentos com “calorias negativas” que emagrecem e nutrem
As cinco frutas e vegetais que menos engordam são o arando vermelho (uma baga da mesma família do mirtilo), a couve flor, as ameixas secas, a pêra e a maçã.
Cardápios para você ficar em forma
Melancia engorda? Mito. A melancia pode auxiliar no emagrecimento. Afinal, apresenta baixo teor de gordura, colesterol e calorias - ou seja, é um alimento que não virará gordura no organismo.
A vitamina C e os antioxidantes previnem o envelhecimento e atuam como protetor solar. É capaz até de reduzir cálculos no rim. A nutricionista explica ainda que a melancia pode ser ingerida mais de uma vez ao dia, é bom evitar apenas comer a fruta à noite após as refeições porque pode ser indigesta.
O suco da melancia é extremamente nutritivo e saboroso em todas as horas do dia. O que acontece é que a melancia tem efeito diurético, e o único transtorno que ela pode causar ao ser consumida à noite (principalmente como suco) é fazer com que você vá ao banheiro várias vezes.
O sabor superdocinho e refrescante é uma delícia. Mas é justamente isso que demonstra a alta quantidade de frutose que ela contém. “Além disso, a melancia possui fibras insolúveis que geram movimentos intestinais, causando desconfortos abdominais e inchaços”, diz Thaís.
De acordo com a Associação Americana do Cancro, consumir licopeno a mais pode causar náusea, diarreia, indigestão e ainda inchaço abdominal.
Então, fica a dúvida: quais são os alimentos ideais para quem está resfriado ou gripado? Para começar, opte por alimentos bastante nutritivos, que sejam ricos em vitaminas, minerais, fibras e proteínas. Frutas como mamão, laranja e melancia são ótimas opções, pois são antioxidantes e ricas em vitamina C.
Sendo uma boa fonte de energia para o organismo que encontra-se debilitado. As mais indicadas são as frutas cítricas como morango, laranja, abacaxi e limão que reforçam a imunidade. Couve, cenoura e tomate são fontes de betacaroteno, atuam contra infecções e estimulam o sistema imune.
Temperatura ideal da melancia “Gelar demais não é bom. Além de perder o sabor da doçura, ainda perde nutrientes. A temperatura ideal é de 20ºC. Assim, há aumento de 1,4 vez mais de betacaroteno e 40% a mais de licopeno”, explica.