A mitose é um processo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas com as mesmas características genéticas e o mesmo número de cromossomos. ... Após a interfase, inicia-se a divisão celular. Didaticamente, costuma-se dividir a mitose em quatro fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase.
Prófase I – É a etapa mais marcante da meiose. Nela ocorre o pareamento dos cromossomos homólogos e pode acontecer um fenômeno conhecido como crossing-over (também chamado de permuta).
G1 (primeiro intervalo): ocorre logo após a mitose. Nesse período, observa-se a síntese de RNA, proteínas e organelas celulares, sendo considerada uma etapa de grande atividade. A célula recupera seu volume nesse momento, sendo observado um grande aumento de tamanho celular.
A interfase ocorre quando uma célula cresce e duplica seu DNA na preparação para a divisão celular. Possui três fases: a primeira fase de gap (G1), a fase de síntese (S) e a segunda fase de gap (G2).
É neste período que a célula preserva-se, quando diferenciada e ativamente funcional, na composição de um tecido ou órgão. Células que se preservam neste estado diferenciado até sua morte, sem realizar divisões são ditas em G1 prolongado ou fase G0 do seu ciclo celular.