O sinal é considerado positivo quando o paciente apresenta dor aguda ao se retirar bruscamente a mão do seu abdome, caracterizando o sinal Blumberg. Acompanhando este sinal pode-se observar hipertonia da musculatura no local, podendo ser forte e contínua ou ocorrer somente ao se exercer uma pressão sobre o local.
Abdome: globoso, normotenso, pouco doloroso à palpação difusa, com presença de massa de consistência sólida, lobulada, mal delimitada, ocupando toda a região hipogástrica e estendendo-se até cinco centímetros acima da cicatriz umbilical.
Abdome pendular: tem um aspecto semelhante ao abdome em avental, resultando da fraqueza da musculatura do abdome inferior, não estando necessariamente associada à obesidade (Imagem 9).
Quer seja por uma inflamação intestinal, uma gravidez ou um aumento de volume abdominal durante um longo período de tempo, tudo isto origina uma distensão do reto abdominal (músculo superficial do abdómen)./span>
EXAME DO ABDOME NORMAL ABDOME: plano, sem lesões de pele, cicatrizes, circulação colateral, retrações ou abaulamentos. Peristalse não identificável à inspeção. Ruídos hidroaéreos presentes nos quatros quadrantes (+/IV). Ausência de timpanismo difuso e macicez em flancos.
Conheça 11 dicas para acabar com a flacidez na barriga
O que é Massa abdominal? Massa abdominal é todo e qualquer crescimento anormal que envolve o abdômen. Esse crescimento pode causar inchaço e até mesmo deformar o abdômen, além de sintomas como ganho de peso e dor.
Uma pequena mutação no código genético faz a célula se multiplicar mais do que deveria, dando origem a uma massa tumoral. Essa falha não chega a ser muito grave, uma vez que o desenvolvimento do tumor se dá por expansão e segue um ritmo mais lento./span>
Em ginecologia, o termo massa anexial (MA) refere-se a alguma estrutura conectada ao útero, ou seja, os ovários, as tubas uterinas, os ligamentos redondos e os resquícios embrionários dos ductos de Wolf.
Quais os sintomas do câncer de abdômen?
Conselho para parentes – e amigos de pessoas com câncer – Esteja disponível e informe isso à pessoa que está doente; – Se o seu parente ou amigo não quiser conversar, respeite o seu espaço, mas continue presente e ofereça ajuda quando sentir que é o momento certo. Bom senso é fundamental./span>
Neste estudo, verificou-se que o diagnóstico de câncer gera algumas reações psicológicas como medo e tristeza, estas que, quando não trabalhados, podem dificultar o ajustamento do paciente à situação de adoecimento e, conseqüentemente, contribuir para um agravamento do quadro.