Os gêneros literários reúnem um conjunto de obras que apresentam características análogas de forma e conteúdo. Essa classificação pode ser feita de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais, entre outros. Eles se dividem em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático.
O gênero épico é estruturado em versos e estrofes. Sua principal característica é a narração de ações nobres praticadas por heróis representativos da história de um determinado povo.
O Eu lírico, Sujeito Lírico ou Eu poético é um conceito que designa a voz que se manifesta na poesia.
As sensações são por causa dos sonhos do eu lírico, como nesse trecho: "E nos meus sonhos desmaiando passa/A imagem voluptuosa da ventura", a partir daí, são narradas às desventuras sentidas e os desejos do eu lírico para com a pessoa amada.
Eu-lírico: é quem fala no poema. Parece que é o escritor, mas ele apenas se coloca no lugar de quem fala. Modernamente evita-se o uso da primeira pessoa, assim o eu-lírico não nos confunde. ... Eu-poético: é quando o poeta assume o papel do eu-lírico para si mesmo de forma confessa, direta ou indiretamente.