O objetivo da Rede de Frio é assegurar que todos os imunobiológicos mantenham suas características imunogênicas desde o laboratório produtor até o momento de sua utilização.
Rede de Frio é um amplo sistema, que possui complexa estrutura técnico-administrativa sob a luz da PNI, por meio de normatização, planejamento, avaliação e financiamento que visa à manutenção adequada da cadeia de frio. Já a Cadeia de Frio, por sua vez, é o processo logístico da Rede de Frio.
Nessa instância estão armazenados os imunobiológicos para utilização na sala de vacinação da unidade de saúde. Devem ser mantidos em temperatura entre +2ºC e +8ºC, utilizando-se refrigeradores tipo domésticos com capacidade mínima de 280 litros.
Esse tipo de termômetro mostra somente a temperatura do momento, por isso seu uso deve ser restrito às caixas térmicas de uso diário. Ele deve ser colocado no centro da caixa, próximo às vacinas e tampá-lo. Aguardar meia hora para fazer a leitura da temperatura, verificando a extremidade superior da coluna.
Os resíduos provenientes de campanha de vacinação e atividade de vacinação em serviço público de saúde, quando não puderem ser submetidos ao tratamento em seu local de geração, devem ser recolhidos e devolvidos às Secretarias de Saúde responsáveis pela distribuição, em recipiente rígido, resistente à punctura, ruptura ...
Todas as salas de vacinação devem acondicionar os resíduos de imunobiológicos inutilizados em coletores de materiais perfurocortantes, considerando a legislação específica em vigor.
Esses medicamentos vão parar em aterros, lixões, estações de tratamento de água/esgoto, corpos d'água ou no solo. Os fármacos que ingerimos são metabolizados e eliminados pelo nosso corpo indo parar nas redes de esgoto junto com aqueles que descartamos em pias e vasos sanitários.
O ideal é o descarte em postos de saúde para evitar contaminações. — Os medicamentos não podem ser descartados no lixo comum ou na rede coletora de esgoto. Eles contêm diversas substâncias químicas e podem representar perigo ao meio ambiente e às pessoas.
A embalagem que fica em contato com o remédio é recebida por farmácias, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e supermercados - e seu destino é a incineração. Para encontrar os postos de coleta desse tipo de descarte mais próximos de você, consulte o mecanismo de busca gratuito do Portal eCycle.