A dança hip hop refere-se aos estilos de dança sociais ou coreografados relacionados à música e à cultura hip hop. Isto incluiu uma grande variedade de estilos, especialmente breakdance e popping, os quais foram desenvolvidos na década de 70 por afros e latino-americanos.
O Break leva este nome em alusão aos movimentos de quebrar (to Break) realizados pelos dançarinos que protestavam contra a guerra do Vietnã, também devido à dança ser realizada nos espaços “quebradas” das músicas e principalmente por Break significar ruptura, tal qual essa dança que rompe culturalmente com o sistema ...
Breakdance (também conhecido como breaking ou b-boying em alguns lugares) é um estilo de dança de rua, parte da cultura do hip hop criada por afro-americanos e latinos na década de 1970 em Nova Iorque, Estados Unidos, normalmente dançada ao som do hip-hop, funk ou breakbeat.
A evolução do Break Um dos impulsos para o estilo foi o programa “Soul Train”. Mesmo com um número de admiradores grande, a dança ainda era associada com gangues e criminalidade. ... Até hoje o estilo influencia a dança moderna e a música. É comum ver artistas do pop e do Hip Hop usarem passos de break.
O Locking inclui movimentos exigentes, tais como aterrar de joelhos e a seguinte separação. Esses movimentos muitas vezes necessitam de proteções nos joelhos. Encontra-se também elementos das danças sociais, como: Rock Steady, Scooby-Doo, Bus Stop, entre inúmeras outras.
No fim dos anos 60, o cantor americano James Brown criou um novo ritmo que influenciou muito a dança de rua: o Soul (ritmo de origem afro-americana). Mais tarde, o funk (também de James Brown), a música Disco e o Rap também influenciaram a dança de rua.
A dança é caracterizada pelo improviso e por um estilo agressivo, ao contrário das coreografias e da polidez das performances de uma dança sequencial. Hoje em dia, a dança freestyle é vista em clubes, vídeos musicais, concertos, competições e em clubes escolares.