O buffet é um serviço de mesa em que as comidas são dispostas em um grande balcão ou mesas, que conta com a oferta de variados tipos de alimentos frios e quentes. ... No buffet, todos os convidados vão à mesa de comidas, formando filas para a montagem do prato, sem necessitar da ajuda de garçons para isso.
Como o próprio nome sugere, o serviço volante é composto por garçons que vão circulando pela festa para servir os convidados. O tipo mais habitual é o coquetel, que compreende diferentes opções de canapés, salgadinhos fritos e assados, e alguns tira-gostos quentes.
O garçom traz o alimento da cozinha em uma travessa e o apresenta ao cliente pelo lado esquerdo. Coloca a travessa em uma mesa auxiliar (guéridon), monta o prato e serve o cliente pelo lado direito. ... Use sempre uma bandeja para servir alimentos, bebidas, utensílios, etc.
Os convidados são servidos primeiro, visto que o anfitrião, para as normas de etiqueta, deve prezar pelos seus convidados, proporcionando para eles uma boa experiência durante o jantar ou mesmo o almoço.
Um coquetel por exemplo, onde os canapés ou salgadinhos são dispostos em vários pontos do ambiente ou servidos por garçons, é necessário 1 garçom para atender 20 pessoas. Enquanto um jantar servido em réchaud, necessita de 1 garçom para cada 16 convidados.
Se for para 100 pessoas passe para 7 garçons, se for para 150, 10 garçons, se for para 200 pessoas 13 garçons e por ai em diante. De 200 a 300 convidados, aumente 3 garçons e se forem de 300 a 400 convidados, aumente 5 garçons.
Para ter um BOM garçom, você deve apresentá-lo todos os pratos que constam no cardápio para que ele os conheça bem e possa descrevê-los com entusiasmo, despertando o desejo no cliente de experimentá-lo. Seu garçom deve saber apresentar cada item detalhadamente e saber apontar os diferenciais daquele prato.
Tipo de Serviço: Empratado
Taça de água: à direita e acima do prato, à esquerda da taça de vinho. Taça de vinho: à direita e acima do prato, à direita da taça de água. Talheres: como o encontro é informal, vale colocá-los dentro do guardanapo, mas seguindo a ordem correta: garfo à esquerda, faca à direita, com a lâmina para dentro.
Cloche em francês quer dizer sino. Mas também é o nome desta tampa, geralmente de prata, que restaurantes tradicionais (cada vez menos na Europa e nas Américas, mas ainda comum na Ásia e no Oriente Médio) utilizam em seu serviço.
Os talheres devem ser organizado na mesa de jantar conforme a ordem do uso. Resumindo, garfos sempre ficam à esquerda e facas ficam à direita, mas existem alguns detalhes nessa configuração que não podem ser ignorados. Os talheres principais são os de carne, que devem ser colocados junto ao prato de cada convidado.
Escolha uma música ambiente bem agradável, pois isso deixa o clima muito aconchegante; Aproveite a iluminação natural do imóvel; Lembre-se que pratos gratinados devem ser servidos bem quentes; No caso da sobremesa, prefira sabores delicados e ao mesmo tempo marcantes, que agradem todos os paladares.
ALMOÇO DE CASAMENTO SIMPLES