Encha o balde de água até a metade. Coloque meia xícara de polpa de papel no liquidificador com meia xícara de água. Liquidifique em velocidade alta por 30 segundos. Coloque o molde de papel abaixo do nível da água no balde e despeje a mistura.
De acordo com os estudantes, o processo é simples, basta separar a fibra da planta, bater no liquidificador com água e um pouco de fécula de mandioca, que serve para dar a liga na mistura. Após bater tudo no liquidificador, inicia-se o processo de secagem.
Devemos escolher galhos bem grossos, de árvores ou de arbustos, cortamos em pedaços de cerca de 30 cm para facilitar a limpeza, com estilete ou faca retiramos os nós, se houver e raspamos com a concha ou a faca. Deve ser retirado da planta tudo o que não interessar à produção de papel.
Passe água fria no papel usando um pincel. Use um pincel grande para espalhar água fria no papel inteiro. Não passe água demais, mas, se o papel for mais pesado, ele vai precisar de mais água. Continue espalhando até que o papel fique bem molhado. Quando o papel estiver bem molhado, ele não vai mais absorver água.
Para as técnicas de aquarela o mais usado é o de 300g/m² para cima, existem papéis que chegam até 638g/m². Os papéis de gramatura 300g/m² para baixo precisam ser esticados, para evitar que deformem durante as aguadas. Existem algumas exceções de papéis de menor gramatura que se recuperam depois de secos.
Escolha a gramatura No caso da aquarela, a mais utilizada é 300g/m². Também podem ser usadas gramaturas mais altas. Mas tenha cuidado: não é só porque o papel possui alta gramatura que ele é indicado para aquarela.
Para quem optar pelo papel Canson Escolar, uma dica é utilizar o verso, que é o lado menos poroso, pois a frente é bem rústica.
Como fazer
A Canson fabrica os mais variados tipos de papéis para desenho como Blocos para Esboço, que possuem um papel perfeitamente liso para você realizar rascunhos de desenhos, gráficos, plantas e mais; Blocos de Papel Vegetal, desenvolvido pela própria Canson, com tratamento contra fungos e bactérias, garantindo a qualidade ...
Quais os melhores tipos de papel para criar um desenho arquitetônico?
Papel Vergê
Folhas avulsas - papel espesso
De acordo com Silney Szyszko, da Votorantin Celulose e Papel, uma folha de caderno tem a espessura aproximada de 0,074 milímetros. “No entanto, os papéis em geral são avaliados de acordo com sua gramatura, que é seu peso por metro quadrado”, explica.
A espessura é medida com um Micrômetro, que possui características especiais para medir papel, evitando erros como a compressão do papel no momento da aferição.
De acordo com Silney Szyszko, especialista em celulose e papel, uma folha de caderno que nós conhecemos tipo A4, tem a espessura aproximada de 0,074 milímetros, mas os papéis em geral são avaliados de acordo com sua gramagem, que é peso por metro quadrado.
O A4 possui 210 mm de largura e 297mm de altura. Hoje em dia é o papel mais usado por empresas e residências, enquanto a folha ofício é um pouco maior do que a folha A4 com a medida de 210mm de largura por 350mm de altura também chamado de Legal.