A frequência da inspeção é de seis meses para extintores de incêndio com carga de dióxido de carbono (CO2), cilindros para o gás expelente (ampola) e extintores de pressurização indireta é de 12 meses para os demais extintores.
Nota: Fica a critério e responsabilidade da Empresa de Inspeção Técnica e Manutenção de Extintores de Incêndio a realização da recarga de extintores com carga de Dióxido de Carbono a cada 12 (doze) meses. Entretanto, deve ser respeitado o prazo máximo de 5 (cinco) anos para a recarga.
Segundo a empresa, os extintores podem despressurizar se movimentados ou armazenados irregularmente, fazendo com que o ar saia pela mangueira e deixe no tubo apenas o pó.
O extintor de não possui manômetro porque ele é de alta pressão, já que é um gás que não necessita da coluna líquida ou única para que percorra uma grande distância.
O melhor local para conservar o extintor é na parte dianteira do veículo, em local de fácil acesso — geralmente, ele é deixado embaixo do banco.
O extintor de espuma deve ser recarregado anualmente. Os extintores devem ser colocados em locais de fácil visualização, de fácil acesso e onde haja menos probabilidade do fogo bloquear o seu acesso.