Para Édis Milaré[4], “o dano ambiental é a lesão aos recursos ambientais com consequente degradação- alteração adversa ou in pejus do equilíbrio ecológico.” O mencionado autor acrescenta ainda que se deve entender por recursos ambientais não apenas os recursos naturais, mas também, os elementos da biosfera.
da Resolução,o impacto ambiental pode ser POSITIVO (trazer benefícios) ou NEGATIVO (adverso), e pode proporcionar ÔNUS ou BENEFÍCIOS SOCIAIS. Não consta haver Lei brasileira definindo o que é DANO AMBIENTAL, o que é um contra-senso, porque há punição por dano ambiental.
É considerado dano ambiental patrimonial, quando há a obrigação de uma reparação a um bem ambiental lesado, que pertence a toda a sociedade. O dano moral ambiental, por sua vez, tem ligação com todo prejuízo que não seja econômico, causado à coletividade, em razão da lesão ao meio-ambiente.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
As maiores causas de problemas ambientais são: crescimento populacional, uso insustentável e ineficiente de recursos, a pobreza e a não inclusão dos custos ambientais da utilização dos recursos nos preços de mercado de bens e serviços.
Os impactos causados pela revolução, principalmente na primeira e na segunda parte, foram os mais variados, como a abertura de buracos na camada de ozônio, a extinção de biomas, o derretimento de geleiras, a poluição de recursos hídricos e do solo, as mudanças climáticas, entre outros tantos.
As principais consequências da Revolução Industrial foram as novas relações de trabalho; a consolidação do capitalismo; a industrialização dos países; a expansão do imperialismo; o exodo rural e a urbanização; os avanços nos campos da medicina, do transporte e das telecomunicações; o aumento da capacidade produtiva e ...
As consequências da Revolução Industrial foram a formação da classe operária, urbanização, produtos mais baratos, aumento dos danos ambientais, entre outros.
A relação que a sociedade inglesa possuía com o meio ambiente não era de maneira a sustentá-la, pois as indústrias soltavam muitos poluentes no ar, sem preocupação com o ecossistema, também o fato de que a madeira, era usada para fazer papéis moeda, cartazes e outros, animais eram usados como roupas, sem muita ...
A transformação que o ser humano imprimiu à natureza, com o uso das máquinas e com a necessidade cada vez maior de matérias-primas, fez surgir uma nova relação homem-natureza, na qual o ser humano domina e explora os ambientes naturais, principalmente em decorrência do consumismo, em especial nos países ricos.
A atividade industrial é uma das principais causadoras da poluição dos nossos corpos hídricos. Isso porque grandes indústrias despejam toneladas de resíduos tóxicos em rios, prejudicando o ecossistema e tornando a água imprópria para o consumo.
É essencial que a gente proteja o meio ambiente, pois nossa vida depende dele.
É preciso unir forças para evitá-los tendo atitudes bem-intencionadas como:
A industrialização começou a acontecer na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Houve uma grande mudança no processo de produção. Após a industrialização o problema da poluição que antes era restringida a alguns locais, passou a se tornar global. ...
Os sistemas de produção buscam a produção em escala e lucro a todo custo assim gerando produtos que depois de acabar sua vida útil serão resíduos sólidos, que vão para o meio ambiente promovendo dano ao ecossistema, com as diversas possíveis poluições.
Olá! Como aspectos positivos do processo de industrialização, pode-se citar a diversidade de produtos que surgiram, para que na maioria dos casos, a vida comum pudesse ser melhorada. Além disso, o surgimento de fármacos eficientes e a geração de milhares de empregos.
Aspectos positivos da Revolução Industrial
Os impactos imediatos da industrialização levam à substituição de instrumentos, técnicas e processos de produção, visando à produção em série e mecanizada, capaz de estabelecer padrões de homogeneidade e o aprofundamento na divisão do trabalho e de sua especialização.
Um dos principais agentes de produção e transformação do espaço geográfico na sociedade atual, sem dúvidas, é a atividade industrial, pois ela provoca efeitos sobre os movimentos populacionais e o crescimento das cidades; interfere nos tipos de produção no meio urbano e também no meio rural, entre outros.
A indústria contribui para a melhoria do padrão de vida da população na opinião de 94% dos entrevistados. As empresas industriais contribuem para aumentar a inovação e a evolução da tecnologia no país segundo 92% dos brasileiros.
A industrialização tem vantagens e desvantagens. As vantagens são: maior produção em empresas, aumento das tecnologias, e grandes lucros. Desvantagens: produção do meio ambiente, diminuição dos empregos, trocas de trabalho manual pelas máquinas.
O impacto da industrialização gera um grande aumento na divisão do trabalho, grandes progressos em produtividade industrial, assim como o crescimento da classe média e dos padrões de consumo. ... A Segunda Revolução Industrial expandiu o grupo de países detentores de tecnologias e produções industriais.
As principais delas são a urbanização, o crescimento demográfico e o surgimento do operariado, com a exploração do trabalho. Além disso, ocorreu uma mudança da noção de tempo. Confira a explicação na aula em vídeo.
Após a Revolução Industrial ocorreu um aumento extraordinário da produção. Isso aconteceu da seguinte forma: o que era feito artesanalmente, notavelmente os bens de consumo, começou a chegar à economia a partir da maquinofatura, o que levou bens industrializados à população, em escala muito maior.
A principal característica da Primeira Revolução Industrial é a substituição da manufatura pela maquinofatura. Surgiram as indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.
Dentre as modificações que a Revolução Industrial causou na vidas das pessoas do campo, pode-se citar: aumento na produção de alimentos; inserção de máquinas para substituição de trabalhos que antes eram feitos de forma manual.
A revolução que influenciou as mudanças no século XIX é a Revolução industrial. A Revolução industrial teve influencia direta com alterações de naturezas culturais, sociais e econômicas como a terceira revolução industrial. Sendo diferentes das anteriores por apresentar uma inovação e a tecnológica.
Resposta. aperfeiçoamento produtivo, antigamente tinham máquinas e era preciso operários para trabalhar nelas, hoje em dia, o humano praticamente supervisiona o trabalho das máquinas e aperfeiçoam por meio da tecnologia.
Crescimento acelerado e desorganizado das empresas que passaram a exigir uma administração científica capaz de substituir o empirismo e a improvização; Necessidade de maior eficiência e produtividade das empresas, para fazer face à intensa concorrência e competição no mercado.
Na evolução histórica da administração, duas instituições de destacaram: a Igreja Católica Romana e as Organizações Militares. ... O fenômeno que provocou o aparecimento da empresa e da moderna administração ocorreu no final do séculos XVIII e se estendeu o longo do século XIX, chegando ao limiar do século XX.