A Malva tem inúmeros benefícios para a saúde, sendo ótima para aliviar a irritação das mucosas da boca e da faringe, úlceras na boca e faringe, inflamação das vias respiratórias e tosse irritante e seca. Além disso, esta planta também é conhecida por ajudar a tratar a gastrite se tomada em forma de chá.
Essa planta cresce em terrenos baldios, em pastagens e até mesmo em solos arenosos, não precisando de muito cuidado. Suas flores são grandes, com pétalas de coloração amarela ou branca e a região central alaranjada e pode chegar a 1,5 metro de altura.
Por ter substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e descongestionantes, o chá de malva do reino é muito indicado para tratar problemas respiratórios (como bronquite e sinusite). Além de atenuar os focos de inflamação, essa bebida ajuda a desobstruir as vias respiratórias, alivia sintomas de tosse e dor de garganta.
Em geral, as mudas precisarão ser semeadas precocemente em recipientes individuais – antes de estarem entrelaçadas com raízes. Normalmente brotos são plantados após a formação de três folhas. Enterrar as sementes de malva não é necessário, é o suficiente para polvilhar ligeiramente no topo da terra.
Plante as sementes em vasos biodegradáveis em interiores. A semente da malva-rosa é grande, tem uma boa taxa de germinação e vem em pacotes com poucas unidades, portanto é melhor plantar cada uma em um vaso. Plante-as 0,5 a 1 cm de profundidade no solo.
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo fértil, drenável, bem estercado e irrigado periodicamente. Não tolera solos pesados, argilosos, nem encharcamento. Prefere o clima ameno, tolerando o frio subtropical. Multiplica-se facilmente por sementes.
Para aliviar as tensões, o banho de malva, mel e erva-doce pode energizar e acalmar o coração dando momentos de relaxamento. Misture 2 litros de água, uma colher de sopa de mel, um punhado de malva e erva-doce e, em seguida, leve para o fogo. Deixe a solução ferver por cinco minutos.
Graças às propriedades incríveis dessa erva, o ritual ajuda a eliminar pensamentos negativos, esgotamento físico, angústia e desânimo. Ele também é indicado para limpar as energias negativas e pode ser associado ao banho de descarrego. ... Ademais, é possível fazer um banho de sal grosso antes do manjericão.
A Hortelã-da-folha-grossa, de nome científico Plectranthus amboinicus (Lour.) Spreng, da família Lamiaceae, é uma planta muito utilizada na cultura popular brasileira, e em outros países, para resfriado, asma, constipação, cefaléia, tosse, febre, entre outros sintomas.
É usada no tratamento de doenças respiratórias e tem uso tradicional como "lambedor" para sintomas de gripes e resfriados. A inalação do aroma das folhas ajuda a descongestionar as vias aéreas, e seu consumo como tempero favorece a digestão e estimula o trabalho do fígado.
A hortelã é contraindicada para gestantes, lactantes, pacientes com obstrução dos ductos biliares, pessoas com anemia, crianças menores de dois anos e pessoas com hipersensibilidade ao óleo essencial.
Os chás e infusões oferecem diversos benefícios para a saúde e podem ser consumidos diariamente. Mas em excesso eles podem fazer mal. O ideal é evitar beber mais do que três xícaras por dia. Sabe-se que alguns desregulam a pressão, por exemplo.
6 melhores chás para dormir e combater a insônia
A ingestão diária de chás aumenta a sensação de saciedade. Além disso, auxilia o metabolismo e a queima de gorduras. De maneira geral, alguns dos principais benefícios do consumo diário de chás são: Fortalecer a imunidade.
O ideal é beber o chá logo após ficar pronto, antes que o oxigênio do ar destrua parte dos componentes ativos. Mas a bebida preserva substâncias importantes para o corpo até 24 horas após o preparo.
"Não há um horário melhor do que o outro para tomar chá. De dia, ele vai te ajudar a ter disposição para o dia inteiro; À tarde, temos o tradicional chá da tarde, que cai muito bem inclusive nos dias frios para relaxar, e de noite (não tão tarde!), pode ajudar a te acalmar e na digestão", explica a nutricionista.