Segundo o The Scrum Guide, o framework Scrum possui apenas 3 artefatos oficiais: Product Backlog, Sprint Backlog e o Incremento.
Como usar o método Scrum na empresa
Quem é o Time Scrum?
Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos de software. No Scrum, os projetos são dividos em ciclos (tipicamente mensais) chamados de Sprints. O Sprint representa um Time Box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado.
O Scrum pode ser aplicado a qualquer trabalho em equipe, onde um grupo de pessoas trabalham juntas por um mesmo objetivo final.
Ken Schwaber é desenvolvedor, gerente de produtos e consultor. Em conjunto com Jeff Sutherland criou a primeira versão do processo de desenvolvimento SCRUM em 1995. Desde então, implementaram, extendram e aprimoraram SCRUM em diversas organizações.
Muitas equipes de poucas pessoas ou pequenas organizações consideram combinar o papel do Scrum Master (SM) e do Product Owner (PO) em uma única pessoa. ... O papel do ScrumMaster é normalmente preenchido por um gestor de projeto ou de um líder de equipe técnica mas pode ser qualquer pessoa.
Vantagens do framework Scrum
O Scrum foi criado para otimizar a satisfação e a produtividade da equipe, a capacidade de resposta e a qualidade do produto. As práticas que permitem que esses benefícios se tornem viáveis incluem trabalhar em sprints curtos e disponibilizar informações para todas as partes interessadas.
Ao utilizar o Scrum, as corporações conseguem uma maior eficiência na gestão de processos. Ele tem como principal objetivo reduzir dificuldades, como a falta de planejamento, mudanças constantes de requisitos, escopos mal definidos e falhas na comunicação, tanto interna quanto externa.
Mas uma equipe Scrum auto-organizada está envolvida na missão de estimar a realização dessas tarefas e decidir quais são os melhores caminhos a seguir para conseguir entregar o que o cliente precisa da melhor maneira possível. ... A auto-organização é fundamental para o sucesso de projetos ágeis.
o Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software, mais conhecido como Manifesto Ágil ou Agile. Esse documento, que reúne um conjunto de valores e princípios, teve como principal objetivo nortear as ações das equipes ágeis, mantendo-as focadas no que realmente agrega valor tanto para o projeto quanto para o cliente.
As Metodologias Ágeis visam minimizar os riscos relacionados às incertezas dos projetos e com os imprevistos de maneira mais natural e rápida; também proporcionam melhor comunicação — e, o mais importante, a maior satisfação dos clientes.
Metodologia ágil é um conjunto de técnicas e práticas para gestão de projetos que oferece mais rapidez, eficiência e flexibilidade. Seu objetivo inicial era agilizar o desenvolvimento de softwares, mas esses métodos extrapolaram o setor de tecnologia e hoje revolucionam a gestão de empresas de todas as áreas.
Metodologia Ágil é um conjunto de práticas para entender as demandas de um projeto, agir e realizar tudo com eficiência. É uma ponte que tenta eliminar as lacunas no processo de desenvolvimento de software e entregar o produto final com mais rapidez e agilidade, sempre com qualidade.
A metodologia ágil é um modelo e uma filosofia que propõe alternativas à gestão de projetos tradicional e tem a função de aprimorar o processo de desenvolvimento de um produto ou serviço. O objetivo final é fazer entregas com rapidez e com maior frequência, conforme surgem as necessidades do cliente.
Métodos ágeis aplicados ao mapeamento de processos? [Texto + Vídeo explicativo] Os métodos ágeis são uma série de práticas que visam fazer ciclos de entregas de forma rápida, contínua e incremental, orientadas pelas necessidades do cliente.
Adaptive Software Development (ASD) ou Desenvolvimento de Software Adaptativo é uma técnica para o desenvolvimento de softwares, proposta por Jim Highsmith. ... Tem foco de atuação principalmente nos problemas de sistemas complexos, para grandes desenvolvimentos.
Manifesto Ágil: como surgiu? O documento foi criado em fevereiro de 2001, quando 17 profissionais, que já praticavam métodos ágeis como XP, DSDM, Scrum, FDD etc, se reuniram nas montanhas nevadas do estado norte-americano de Utah.
Vamos conhecer os três tipos de metodologias ágeis mais usadas no mercado: Lean, Kanban e Scrum. Confira os fundamentos e principais características de cada uma delas.
As metodologias ágeis mais utilizadas
As mais utilizadas são: Extreme Programming (XP), Scrum e Kanban, guiadas através de um padrão definido pelo Agile Manifesto, criado por vários autores que estabeleceram os 12 princípios de software ágil.