Terapia de Estimulação Cerebral Profunda (DBS) para controle do tremor essencial. A terapia de Estimulação Cerebral Profunda para o tremor essencial é um tratamento cirúrgico que pode diminuir a gravidade do tremor nos braços e nas mãos, relacionado a esse tremor.
Os tremores podem ser provocados por diversos fatores, como o estresse e ansiedade, uso de medicamentos e substâncias, fraqueza muscular, cansaço físico ou doenças. Por ser um fenômeno clínico, os médicos analisam outros sintomas associados para fechar um diagnóstico.
Medicamentos: Drogas de uso oral, como Propranolol, Primidona, Gabapentina, Topiramato e benzodiazepínicos, podem reduzir significativamente o tremor essencial. Injeções de Botox também podem ser uma opção de tratamento, principalmente em tremores vocais e de cabeça.
Causas e Fatores de Risco O tremor essencial resulta da comunicação falha entre certas áreas do cérebro, incluindo o cerebelo, tálamo e tronco encefálico. A causa do tremor essencial é desconhecida, mas há provas de que para algumas pessoas o distúrbio é genético.
1- Caso a medicação seja administrada 2 vezes ao dia (ex: carvedilol, propranolol, metoprolol que não seja de liberação prolongada) – baixar para a dose usual apenas uma ve por dia. Posteriormente, deixar a dose usual em dias alternados e por fim, suspender a medicacão.
A administração em conjunto com diuréticos ou outros medicamentos anti-hipertensivos causa uma diminuição adicional da pressão arterial. O limite máximo diário de administração de cloridrato de propranolol para o tratamento da hipertensão é de 640mg.
O Propranolol é uma medicação que pode ser usada durante a gestação com relativa segurança quando em doses baixas. Sugiro que procure um cardiologista (de preferência com conhecimentos das alterações cardíacas durante a gravidez) para acompanha-la.