Objeto de estudo é o foco, o eixo central de sua investigação: não é o assunto, mas o quê dentro de um assunto geralmente vasto lhe chama atenção. Sem definir objeto de estudo todo trabalho de pesquisa resulta em confusão e perda de tempo.
Assim, é preciso que o texto (a pesquisa) seja bem elaborado, que haja explicações, razões, dados, suficientes para tal. E como não é possível conhecer profundamente todos os temas, você deve centralizar o foco de sua pesquisa em um único tema e que ele esteja o máximo possível delimitado.
A delimitação do tema de um trabalho científico também pode ser chamada de “recorte”. Trata-se da ênfase escolhida dentro de um assunto mais amplo. Delimitar significa estabelecer limites. Geralmente, os prazos para a execução do projeto e os recursos disponíveis são determinantes.
A delimitação do tema e o plano da redação
b) delimitação do tema e formulação do problema: delimitar é indicar a abrangência do estudo, ou seja, é estabelecer os limites extensionais e conceituais do tema em questão. ... Delimitado o tema, o passo seguinte é a sua problematização. Gil (1995, p. 57-58) aponta cinco “regras” para a adequada formulação do problema.
Segundo Douglas Tybel, o método de delimitação do tema do TCC, que foi elaborado para o Monografis Orientador de TCC é composto por quatro passos:
Delimitação do tema – é o tema específico. Para se ter um tema específico é preciso delimitar o tema geral. Justificativa – mostra a importância do projeto. É a resposta do escritor ao projeto.
Em outras palavras, o problema de pesquisa é uma questão específica que você quer investigar dentro do seu tema. Como o tema ainda é algo abrangente demais para ser tratado num trabalho acadêmico, a problematização surge como uma forma de delimitá-lo e dar maior foco para a pesquisa, por isso é tão importante.
Defina a “Questão de Pesquisa” Elabore uma lista com perguntas relacionadas ao tema do seu TCC. Considere todas as coisas que estão ligadas ao assunto e que realmente despertam a sua curiosidade. É com base nessa relação que você vai encontrar o problema chave do seu trabalho (ou problemas).
Para criar esse tipo de problematização, é necessário enxergar a questão temática como um processo - tem um início, meio e fim. Importante pensar que o problema não se limita à sua própria existência, mas sim vai se ramificando em outros problemas, tem como resultado final (etapa final) o incômodo ao indivíduo.
A Pedagogia da Problematização parte do pressuposto de que é importante desenvolver nos alunos a capacidade de detectar problemas reais e de atuar como agentes de transformação social, buscando soluções originais e criativas para os problemas.
Na concepção de Vasconcellos, problematizar é recuperar o verdadeiro vínculo com a realidade, é possibilitar a formação do verdadeiro conhecimento, de forma ativa e crítica.
A problematização tem como finalidade selecionar as principais questões levantadas na prática social a respeito de determinado conteúdo. Essas questões orientam todo o trabalho a ser desenvolvido pelo professor e pelos alunos.
Problematizar é basicamente fazer uma “pesquisa” do que tem causado problema; é identificar todos esses desafios a serem resolvidos e encontrar uma forma de explicar o motivo pelo qual esse problema precisa ser resolvido. O processo de problematização necessita da elaboração de hipóteses.
Sempre que algo idêntico ocorrer, você pode fazer uma breve pausa, relaxar, tranquilizar a sua mente e perceber a forma como se está sentindo fisicamente e mentalmente, e em seguida, conectar-se a si mesmo, ao seu ser mais amplo.
A problematização inerente ao processo de construção do conhecimento contribui com a evolução da razão, pois desafiam o sujeito a pensar, a investigar para construir uma resposta. Assim, a problematização propicia à razão do sujeito, às razões para que ela possa evoluir.
Ao definir um problema de pesquisa, procure ser o mais específico possível e não deixe margem para dúvidas sobre qual questão sua pesquisa vai procurar responder. Lembre-se de não levantar problemas que você não pretende investigar.
São características da problematização de um projeto de pesquisa: ... II - apresentar a importância da pesquisa. III - ser objeto de investigação sistemática e objetiva. IV - constituir-se em questão científica.