A síntese e ressíntese do ATP pode ocorrer através de duas vias; a via anaeróbica e a via aeróbica. pela via anaeróbica o ATP é sintetizado e ressintetizado através da creatina fosfato (CP) e da glicólise (quebra da glicose). pela via aeróbica a síntese e ressíntese do ATP ocorre através da fosforilação oxidativa.
O alático é conhecido como mecanismo fosfocreatina ou ATP-CP (não se preocupe não vou confundir muito sua cabeça com fisiologia). Nesse sistema o corpo fornece cerca de 10 segundos de energia.
O sistema anaeróbio alático, também conhecido como sistema fosfagênio ou sistema ATP-CP, representa uma fonte imediata de energia para o músculo ativo. ... O PC decompõe-se na presença da enzima creatina fosfoquinase e a energia liberada é utilizada para formar o ATP, a partir do ADP.
A glicólise, ou sistema anaeróbio Láctico é uma via metabólica utilizada por todas as células do corpo, onde se extrai parte da energia existente na molécula da glicose, dando origem a duas moléculas de lactato, sem consumo de oxigênio molecular, sendo por isso denominado fermentação anaeróbica, onde são gerados dois ...
Sistema de Energia Anaeróbia Devido a ambos, ATP e PC serem compostos de fosfato de alta energia, eles são referenciados como fosfagênios e sistemas metabólicos nos quais estes compostos são usados para a liberação de energia para a contração muscular, também referido como sistema do fosfagênio.
Os exercícios aeróbicos, como caminhada rápida e corrida, aumentam a frequência cardíaca e queimam mais calorias enquanto que os exercícios de resistência como a musculação, favorecem a hipertrofia muscular, que é o aumento do tamanho do músculo, o que aumenta a capacidade da pessoa de queimar calorias mesmo durante o ...