Em termos didáticos, o conteúdo da Revolução Russa costuma ser dividido em três fases: 1) a Revolução de Fevereiro, a crise e a queda do czarismo, 2) os sovietes e o duplo poder, e 3) o Processo Revolucionário de Outubro e o Governo Lenin.
Resposta. As três revoluções que ocorreram na Russia foram a Revolução branca, revolução vermelha e a guerra civil. Lenin em uma citação de Marx após a guerra civil declarou que estava havendo a morte de uma velha ordem social e o nascimento de uma nova.
(UFES) A Revolução Russa de 1917 derrubou o regime czarista e estabeleceu o socialismo no país. ... e) No nível político, o governo revolucionário promulgou, no mesmo ano, uma nova constituição, que legitimou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
A RÚSSIA ANTES DE 1917 Desde o século XVI, o país era uma monarquia absolutista. A nobreza era proprietária de 25% das terras cultiváveis do país, e a grande maioria da população - mais de 80% - estava ligada direta ou indiretamente à terra.
As condições de vida da maior parte dos camponeses eram péssimas. Em geral, eles habitavam moradia precária e sem ventilação. Alimentavam-se basicamente de pão preto, batata e torta de farinha de milho. Nas aldeias raramente havia escolas, e a maior parte da população era analfabeta.
A guerra estava colocando uma pressão enorme sobre a economia. A produção estava sendo cada vez mais interrompida e o suprimento de alimentos estava se esgotando. Todas as debilidades da economia russa estavam se evidenciando.
Os Conselhos Operários ou Sovietes (do russo: сове́ты) são colegiados, ou corpos deliberativos, constituídos de operários ou membros da classe trabalhadora que regulam e organizam a produção material de um determinado território ou mesmo indústria.
A Nova Política Econômica (NEP) recuperou alguns traços de capitalismo para incentivar a nascente economia soviética. ... A NEP, segundo Lenin, consistia num recuo tático, caracterizado pelo restabelecimento da livre iniciativa e da pequena propriedade privada, admitindo o apoio de financiamentos estrangeiros.
A NEP previa, entre outras coisas, a criação de um imposto a ser pago em produto pelos camponeses e a liberdade de criar pequenos negócios e de vender o excedente pelo melhor preço. Assim, dentro da economia soviética, havia um setor que operava segundo o mercado.
Em março de 1921, Lênin adotou a implantação da NEP (Nova Política Econômica) a fim de reestruturar a economia e acabar com as desigualdades sociais, a fome e a miséria na Rússia. O objetivo deste texto será abordar a Nova Política Econômica e suas principais consequências para a Rússia socialista.