Para uma empresa conseguir alcançar seus melhores objetivos, é fundamental que algumas medidas sejam tomadas, principalmente quanto aos processos organizacionais. Eles são um conjunto de atividades que ajudam na gestão do negócio e em cada passo na sua jornada. É algo que tem foco no começo, meio e fim no desenvolvimento de tarefas, por exemplo.
Outro quesito que ganha espaço com a tecnologia é a comunicação, já que ela propicia formas mais rápidas de trocas de informações, mostrando o que os colaboradores e gestores devem fazer — sendo um aliado importante para a cultura de conhecimento da empresa.
A sequências desses processos se chama cadeia de processos e ao final dela se entrega um produto ou serviço ao mercado.
Outros exemplos poderiam ser o suporte técnico interno de TI de uma empresa que não trabalha na área tecnológica ou o departamento de pesquisa e desenvolvimento.
A sigla PDCA já diz muito sobre essa metodologia: Plan, Do, Check e Act. Em português, planejar, fazer, checar e agir. São esses 4 passos que tornarão os seus processos organizacionais mais ágeis e eficientes dentro da sua corporação. Entenda como cada um deles funciona:
Mas para que esses produtos ou serviços apresentem um padrão de qualidade que satisfaça o cliente, é preciso que essa série de atividades seja muito bem organizada e administrada.
Depois disso, é o momento de desenhar o plano de ação que será utilizado para instaurar as mudanças e melhorias necessárias e resolver as dores para chegar ao objetivo estabelecido.
Agora, você deve estar se perguntando: o que são os insumos? Várias possibilidades podem se encaixar nesse conceito. Podem ser considerados, por exemplo, matérias-primas, informações, equipamentos, conhecimento etc. As saídas, por sua vez, referem-se ao produto final que é entregue ao cliente.
Desse modo, é possível criar e personalizar fluxos de trabalho, automatizar tarefas e realizar toda gestão de processos de maneira que traga os melhores resultados para seu negócio.
Nessa jornada, considera-se o “processo” em sua forma mais bruta (transformação de material ou dado em valor), analisando-o individualmente, buscando sua utilidade (ou não) para a cadeia produtiva como um todo.
O Brainstorming é uma das técnicas mais antigas e também uma das mais conhecidas. Traduzido ao português, o termo significa chuva, ou tempestade de ideias.
Leia também: Quais as vantagens de uma organização orientada por processo?
Em uma companhia é fundamental definir prioridades na execução de tarefas. Nesse contexto, a hierarquia dos processos o ajudará a definir as prioridades do seu negócio. Pensando nisso, na sequência do artigo explicaremos como funciona a hierarquia dos processos. Acompanhe!
E um dos softwares que está se destacando no mercado é o StratwsOne. Com ele você tem muito mais visibilidade de todo o processo, acompanha as KPIs em tempo real e prioriza as ações de forma muito mais inteligente.
Por exemplo: em um hotel de luxo é muito importante que os colaboradores desempenhem suas tarefas com a máxima qualidade e atenção aos detalhes. Por isso, dois importantes processos de suporte são a seleção e o treinamento de funcionários.
Existem três tipos de processos organizacionais, são eles: primário, de apoio e gerencial.
Para criar processos em uma empresa é preciso saber como eles estão ocorrendo naquele momento. Mesmo que essas atividades não estejam formalizadas é preciso definir claramente, entre outros pontos importantes: Informações sobre processo. Lista das atividades e sua ordem.
Segundo o guia PMBOK - 4ª Edição, um processo é um conjunto de ações e atividades inter-relacionadas, que são executadas para alcançar um produto, resultado ou serviço predefinido. Cada processo é caracterizado por suas entradas, as ferramentas e as técnicas que podem ser aplicadas e as saídas resultantes.
O grupo de processos de monitoramento e controle possui 12 processos:
Questão 10 Correto Remover rótulo Texto da questão Segundo o Guia PMBOK do PMI (Project Management Institute), a nona área de conhecimento é gerenciamento das aquisições do projeto que possui quatro processos: Planejar o gerenciamento das aquisições, Conduzir, Controlar e Encerrar as aquisições.
Existem nove áreas de conhecimento, são elas: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicações, Riscos e Aquisições.
O que é um projeto, conforme o PMBOK? Em linhas gerais, o guia conceitua um projeto como um esforço temporário, ou seja, finito. Tem, portanto, início e fim bem determinados e empreendidos para se alcançar um objetivo exclusivo, ou seja, um resultado específico que o torna único.