Benefícios do repolho
Uma situação muito comum causada pelo consumo de repolho é o aumento de gases, e para algumas pessoas o exagero pode, inclusive, levar a vômitos e diarreia. Portanto, se você for mais sensível ao alimento, procure diminuir a quantidade, mas não evite completamente o repolho.
Em vista disso, Salgado aconselha a substituição do espinafre: “Couve, brócolis, folha de mostarda, agrião, folhas de cenoura, beterraba e couve-flor, e leguminosas como feijões, ervilha, lentilha e soja são as melhores opções para quem quer consumir fontes alternativas de cálcio e ferro”.
? O repolho verde possui mais ácido fólico e vitamina A, que ajuda na visão e na vitalidade do cabelo e da pele. ? Já o roxo é rico em antocianina, pigmento que também está presente na beterraba e na berinjela que lhe dá essa coloração característica.
Repolho roxo: rico em antocianinas, substâncias capazes de proteger o coração. Além disso, é rico em vitamina C, B6, fibras, potássio e fósforo. Comer o legume cru é a melhor forma de aproveitar estes nutrientes.
O repolho é rico em potássio, um mineral essencial que colabora para o funcionamento do sistema cardiovascular, levando a uma melhora na saúde do coração. O potássio também regulariza os níveis da pressão sanguínea, auxiliando na diminuição do estresse e melhorando a saúde mental num geral.
Alguns vegetais como brócolis, repolho, couve de Bruxelas, couve-flor, cebola, alho e aspargos podem causar excesso de gases. Isso acontece porque, assim como o feijão, estes alimentos são ricos em fibras e, além disso, possui rafinose que não é digerida e fermentada no intestino.
Algumas excelentes estratégias para eliminar os gases presos são:
O preparo ideal é o cozimento a vapor ou com imersão em água (e deve-se reaproveitar a água no preparo de outros alimentos). O resfriamento após cozidas (1 hora na geladeira) forma algum percentual de amigo resistente, que age como fibra, pois não é digerido.
Coloque no fogo médio-baixo uma frigideira média com óleo e doure o alho. Junte a manteiga e o brócolis e deixe refogar por 5-7 minutos, mexendo de vez em quando. Tempere com pimenta do reino e sal. Dica: Para confirmar se o brócolis está pronto, pique-o com um garfo: ele deverá estar macio, mas não desmanchando.
O brócolis é um dos ícones da alimentação saudável. É difícil encontrar um vegetal que reúna tantos compostos protetores. O alimento está entre os campeões de betacaroteno, pigmento que tem fama de afastar doenças cardiovasculares e de combater a oxidação do colesterol.
A seguir, veja detalhes sobre os benefícios dos brócolis, como consumir e se há contraindicações.
Brócolis e couve-flor devem estar com as flores fechadas e talos firmes. Para escolher brócolis e couve-flor mais frescos, você deve analisar a textura das folhas e a firmeza dos talos: quando as folhas estão mais fechadas e firmes (em vez de mais macias), significa que a verdura está no ponto para ser consumida.
A melhor forma de consumir o brócolis é por meio das suas folhas e talos cozidos ao vapor durante cerca de 20 minutos para evitar a perda de vitamina C. Também é possível consumi-lo cru em saladas e em sucos. Consumir esse vegetal regularmente ajuda a melhorar o sistema imune e aliviar a prisão de ventre.