Doenças monogênicas ou mendelianas são condições em que a causa primária pode ser atribuída a uma única variante genética definida, ou seja, afeta um único gene.
As mais comuns são: a síndrome de Down, a síndrome de Turner e a síndrome de Klinefelter. Contudo, existem outras como: síndrome de Patau (trissomia do 13), síndrome de Edwards (trissomia do 18) e outras.
Multifatoriais: ou Poligênicas Quando mais de um gene é afetado podendo ocorrer interferências de fatores ambientais. Podemos destacar neste grupo doenças como Câncer, Mal de Alzheimer, doenças cardíacas e hipertensão entre outras.
RESUMO: As doenças multifatoriais são o resultado de complexas interações entre fatores genéticos e ambientais, assim são também denominadas de doenças complexas. Os fenótipos complexos dos distúrbios multifatoriais podem ser descritos em duas grandes categorias.
Multifatoriais: (também chamado de complexo ou poligênico). É causado por uma combinação de fatores ambientais e mutações em genes múltiplos.
A expressão de vários traços envolvem múltiplos genes. Vários desses traços (p. ex., altura) são distribuídos em uma curva com forma de sino (distribuição normal).
O câncer é considerado uma doença multifatorial na qual diferentes mecanismos podem atuar provocando a transformação de células normais em células cancerosas. Um desses mecanismos é a angiogênese, ou produção de novos vasos sanguíneos.
A depressão normalmente é causada por alguma situação perturbadora ou estressante que ocorre na vida, como morte de um familiar, problemas financeiros ou divórcio. No entanto, também pode ser provocada pelo uso de alguns remédios, como Prolopa, ou em caso de doenças graves, como câncer ou HIV, por exemplo.
13 Sintomas de depressão Humor triste, ansioso ou “vazio” persistente; Sentimentos de desesperança, luto ou pessimismo. Irritabilidade. Sentimentos de culpa, inutilidade ou desamparo.
Estresse, por exemplo, pode iniciar sintomas depressivos em uma pessoa já predisposta. Há outras causas possíveis para a depressão, como desequilíbrios metabólicos ou hormonais, ambientes de competição constante, falta de afeto e empatia entre as pessoas.
Sintomas físicos e psicológicos da ansiedade
Veja abaixo cinco formas de ajudar quem lida com a ansiedade.
Segue algumas frases que não se deve falar em momentos de crise de ansiedade:
Não fale "vamos, estamos atrasados" ou "estou com um pressentimento ruim", pois isso irá poupá-lo de ter uma crise. Outra dica é não marcar compromissos e atrasar, ou demorar para responder mensagens, pois tudo isso pode deixá-lo em estado de ansiedade.
Setembro Amarelo: 10 coisas que você pode fazer para ajudar uma pessoa em depressão
Como acalmar a mente ansiosa
Anda muito ansiosa? Confira 4 dicas para acalmar os nervos