As funções da linguagem são formas de utilização da linguagem segundo a intenção do falante. Elas são classificadas em seis tipos: função referencial, função emotiva, função poética, função fática, função conativa e função metalinguística.
A linguagem pode ter várias finalidades: de informar, de persuadir, de emocionar, dentre outras. A função da linguagem dependerá do objetivo da comunicação e pode ser: apelativa, emotiva, fática, metalingüística, poética.
É uma das funções mais utilizadas em textos escolares é a de informar, a de fazer conhecer, por meio de uma linguagem precisa e concisa, o mundo real, possível ou imaginário, ao qual se refere o texto. ... Os textos científicos, jornalísticos e didáticos representam exemplos dessa função da linguagem.
Os atos normativos, os conhecimentos doutrinários, as petições, os atos processuais, as decisões judiciais, tudo passa pelo uso da linguagem. ... Todo o conhecimento e a realização do processo jurídico passam pela linguagem.
Existem alguns tipos de gestos que merecem atenção: Emblemas são sinais gestuais que, dentro de uma cultura, possuem um significado preciso, ou seja, são gestos independentes da fala. ... Ilustradores são gestos diretamente ligados à fala, tais gestos geralmente são utilizados para reforçar a fala do interlocutor.
A Expressão Corporal e os seus benefícios A linguagem do nosso corpo é a comunicação não-verbal, pois utilizamos gestos, posturas e movimentos. Os instrumentos mais comuns da expressão corporal são: o corpo, a voz, o som, o ritmo, o gesto, a postura, o movimento, o espaço, o tempo.
A expressão corporal carrega as possibilidades de desenvolvimento corporal como um todo, oportunizando esse corpo a expor suas emoções, muitas vezes oprimidas e ignoradas, portanto a expressão corporal e todos seus benefícios podem ser evidenciados no desenvolvimento humano e no processo educacional.
Utilizada de maneira adequada, a linguagem corporal pode reforçar e enfatizar a mensagem oral, pode complementar ou concluir raciocínios. Há muitos cursos de oratória que ensinam gestos e expressões capazes de dar suporte aos discursos e melhorar a comunicação.