A rivalidade criada entre essas duas potências que interferiam diretamente na política de vários países com a bipolarização do mundo impulsionou conflitos armados como a Guerra da Coreia, a Guerra do Vietnã, a Revolução Cubana, além de conflitos no Oriente Médio, conflitos entre grupos separatistas na África e apoio a ...
A Bipolarização Mundial durante a Guerra Fria foi a divisão mundial em diferentes pensamentos ideológicos: de um lado havia o capitalismo, liderado pelos Estados Unidos, do outro, o socialismo, liderado pela União Soviética. ... Isso gerou a Guerra Fria e a bipolarização mundial.
a maioria dos países conseguiu a sua autonomia política, enfrentaram crises economicas, perderam status, foram se reerguendo e se estruturando aos poucos.
De acordo com os pontos de vista espacial e econômico, pode-se dividir a Europa em quatro regiões: Europa Ocidental, Europa Setentrional, Europa Centro-Oriental e Europa Meridional. Sendo: ... A inclusão desses países na região justifica-se por motivos económicos e pela sua proximidade étnica e cultural com os finlandeses.
Resposta. Ela ficou dividida em Europa socialista, apoiada pela URSS, e em Europa capitalista, apoiada pelos Estados unidos.. o marco material dessa divisao foi o muro de Berlim.. construido na cidade de Berlim, na Alemanha.
Ela ficou dividida em europa socialista, apoiada pela URSS e em europa capitalista, apoiada pelos Estados unidos... o marco material dessa divisao foi o muro de Berlim, construido na cidade de Berlim, na Alemanha.
No período da Guerra Fria, por exemplo, o mundo foi dividido em: Primeiro, Segundo e Terceiro Mundo.
Resposta: Esta divisão ocorreu após a Segunda Guerra Mundial,quando os países a Oeste da Alemanha permaneceram capitalistas,sob influência dos Estados Unidos,e os países a leste da Alemanha se tornaram comunistas,sob influência da União Soviética.
Resposta. Resposta:A divisão foi criada no fim da Segunda Guerra Mundial com o intuito de dividir os países capitalistas( sob influencia dos Estados Unidos) dos comunistas( sob influência da União Soviética).
Resposta. Resposta: Não existe mais pois o socialismo europeu na parte oriente desapareceu quando surgiu a nova ordem, e após dividi-la usou outros critérios, vegetação, economia e etc...
A Europa Oriental abrigava os países socialistas, onde o estado tinha poder sobre a economia e comportamento, enquanto a Europa Ocidental abrigava países capitalistas a favor do livre comércio. Mesmo depois do fim da guerra, muitas questões próprias de cada país fizeram com que essa diferenciação continuasse.
As fronteiras entre os países do Ocidente e do Leste estavam bem defendidas e patrulhadas, especialmente do lado oriental. A estas fronteiras dava-se também o nome de Cortina de Ferro.
Europa Ocidental: Países ricos, capitalistas; Europa Oriental: Países mais pobres ou em transição, ex-socialistas. Essas divisões se deram em decorrência da Guerra fria, onde o mundo se tornou bipolarizado entre socialismo e capitalismo.
Como conseqüência da bipolarização (divisão mundial de países capitalistas e países socialistas), em 1949, os países da Europa dividiram-se em dois blocos rivais : a Europa Ocidental capitalista e a Europa Oriental socialista.
Após a Segunda Guerra Mundial, durante a Conferência de Postdam, a Alemanha foi dividida entre as potências aliadas e a União Soviética. Em 1949, o país foi formalmente dividido dando origem a República Democrática Alemã (Alemanha Oriental) e a República Federal Alemã (Alemanha Ocidental).
Resposta. Muitos adotam critérios históricos, culturais e até políticos para estabelecer a divisão do continente europeu em Ocidental e Oriental. A Europa Ocidental é uma região geográfica localizada na área oeste do continente europeu. ... Vale ressaltar que esta divisão, baseada na localização geográfica, não é unânime.
A derrota da Alemanha na Segunda Guerra Mundial resultou na divisão do país, que se tornou o marco de dois blocos político-econômicos antagônicos. As tropas alemãs capitularam em 8 e 9 de maio de 1945. ...
A economia alemã, a quinta maior do mundo em termos de paridade de poder aquisitivo e a maior da Europa, é um dos principais exportadores mundiais de máquinas, veículos, produtos químicos e equipamentos domésticos.
Sendo o país mais rico da Europa e a quarta maior economia do mundo, atrás de Estados Unidos, China e Japão, a Alemanha possui uma economia bastante diversificada, sendo o terceiro país do mundo que mais exporta, atrás da China e dos Estados Unidos.