A interfase pode ser subdividida em três fases: G1, S e G2, as quais estão explicadas, detalhadamente, a seguir.
O processo de divisão celular é responsável pela reprodução das células e apresenta diversas funções nos organismos, como originar um novo indivíduo e renovar células mortas.
A mitose consiste em quatro fases básicas: prófase, metáfase, anáfase, telófase. Alguns livros-texto listam até cinco, dividindo a prófase em uma fase anterior (chamada prófase) e uma fase posterior (chamada prometáfase).
G1: nessa etapa, conhecida como “primeiro intervalo”, ocorre a síntese de proteínas e RNA. O tempo de duração dela é o mais variável entre os diferentes tipos celulares; S: nessa etapa, conhecida como “síntese”, ocorre a divisão do material genético.
Resposta. Resposta: Ela foi dividida em partes pois a partir de uma célula inicial, formam-se duas células idênticas e com o mesmo número de cromossomos.
Apesar de ser um processo contínuo, a mitose pode ser dividida em quatro fases distintas: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Esse processo inicia-se após o período de interfase, que compreende o momento entre duas fases de divisão celular.
A mitose é um tipo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas, apresentando o mesmo número de cromossomos que a célula-mãe. A mitose é um tipo de divisão celular a qual uma célula (célula-mãe) divide-se e dá origem a duas células-filhas, cada uma com um conjunto cromossômico idêntico ao da mãe.
na mitose a células filhas vão continuar com a mesma quantidade de cromossomos que a célula mãe 46 cromossomos ,e,na meiose as células filhas vão ser reproduzidas com a metade de cromossomos da células mãe de 46 cromossomos passa a ter 23 cromossomos cada.
Quando a fertilização acontece, um óvulo se funde e combina material genético com um espermatozoide para criar um conjunto completo de DNA cromossômico, com 23 pares de cromossomos.
23 cromossomos
Os folículos rompem a partir de 18mm, porém, com uso de indutores, a tendência é que isso ocorra quando estiverem com uma dimensão maior. Nem todos os folículos produzem óvulo e geralmente apenas um rompe e os demais regridem ou são eliminados.
Resposta. 23 cromossomos no ovulo e mais 23 cromossomos no espermatozoide no total 46.
DESSA FORMA, OS ÓVULOS SÃO AGRUPADOS EM QUATRO TIPOS DISTINTOS: Isolécito (oligolécito, alécito ou homolécito) → óvulos com baixa quantidade de vitelo, dispersos homogeneamente no citoplasma da célula. - Tipo de segmentação: holoblástica igual. - Exemplo: equinidermos, espongiários, protocordados e mamíferos.
Os gametas apresentam metade do conjunto cromossômico de uma espécie. Em humanos, por exemplo, enquanto uma célula autossômica possui 46 cromossomos, seus gametas possuem apenas 23 cromossomos.
Tipos de Cromossomos