[ Geografia ] Em que há escoamento para um ambiente fechado; que não tem saída para o mar (ex.: bacia endorreica ; lago endorreico ).
No Brasil, a maioria dos rios são perenes, como o Amazonas e o São Francisco, mas, no Nordeste brasileiro, a maioria dos rios são temporários, como o Jaguaribe e o Rio Piranhas-Açu. Esse tipo de rio ocorre muito em países árabes, onde são considerados um oásis.
Rios temporários ou intermitentes são corpos de água naturais que apresentam um período de fluxo e outro seco.
Os rios efêmeros existem somente quando fortes chuvas acontecem, que são as chamadas torrentes. Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano. Já os perenes, são os que correm durante o ano todo.
Intermitentes (temporários): rios por onde escorre água por ocasião da estação chuvosa, porém, no período de estiagem, esses rios desaparecem. Os rios intermitentes, também chamados de temporários, são alimentados por escoamento superficial e subsuperficial.
Sendo assim, os rios podem ser perenes, intermitentes ou efêmeros. Perenes: são rios que possuem água durante todo o ano, ou seja, eles nunca secam. ... Intermitentes: também chamados de temporários, esses rios podem ser volumosos durante os períodos chuvosos, porém eles desaparecem durante a seca.
Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano. Já os perenes, são os que correm durante o ano todo.
Rios intermitentes ou temporários – são aqueles que correm em apenas um período do ano, ou seja, secam nas épocas de estiagem.
Tipos de drenagem
Na maioria das vezes, um rio nasce depois de chuvas em regiões montanhosas. As águas do rio, que ainda está para nascer, escorrem pela superfície ou se infiltram no solo através dos espaços vazios entre as rochas, até encontrarem uma área impermeável, formando um lençol freático.
A água de um rio é geralmente coletada através de escoamento superficial, recarga das águas subterrâneas, nascentes, e a liberação da água armazenada em gelo natural (por exemplo, das geleiras).
Assim, fios de água seguem por caminhos escuros embaixo da terra até encontrar uma saída. A essa saída nós damos o nome de nascente, que é onde o riozinho recomeça sua jornada em direção ao oceano.
Os mananciais são as fontes primárias da água consumida em indústrias, empresas e residências – e de lá, o recurso é transportado para as estações de tratamento. As reservas podem se originar tanto de rios, lagos ou represas, como de lençóis freáticos ou poços profundos.