Etapas que compreendem o processo de amostragem: Coleta da amostra bruta Preparação da amostra de laboratório; Preparação da amostra para análise. 14. Fatores que interferem na amostragem: Inspeção/ Finalidade da Inspeção: “Aceitação ou rejeição”.
3º Abrir o saco de coleta sem tocá-lo internamente nem soprá-lo; 4º Colocar a amostra do alimento (aproximadamente 200g), utilizando utensílios higienizados; 5º Retirar o ar, se possível, e fechar a embalagem adequadamente, evitando vazamento; 6º Armazenar a embalagem em temperatura adequada.
A amostragem aleatória simples é o processo mais elementar e frequentemente utilizado. Corresponde a uma amostra de elementos retirados ao acaso da população, isto é, cada indivíduo é escolhido completamente ao acaso e cada membro da população tem a mesma probabilidade se ser incluído na amostra.
Para que uma pesquisa amostral tenha o mesmo alcance de uma pesquisa realizada em todos da população (pesquisa censitária), é fundamental que os indivíduos que compõe a amostra tenham sido selecionados a partir de técnicas adequadas que, quase sempre, residem no que chamamos de “Método probabilístico”.