Em geral, antes da ovulação, há a predominância de estrogênio e, após a ovulação, a taxa de estrogênio cai e cede espaço para a progesterona. Após a queda do nível de progesterona, a mulher menstruará e renovará o ciclo. Se a taxa desse hormônio não diminuir, significa que a mulher engravidou.
Os hormônios são de grande importância durante a gestação, os principais são: a progesterona, a gonadotropina coriônica humana (Hcg), o estrogênio, o lactogênio placentário humano (Hpl) e a somatomamotropina coriônica humana.
Alguns desconfortos do início da gestação podem retornar, como a azia e o cansaço, e alguns novos aparecem — especialmente, os relacionados ao peso do bebê, tamanho da barriga e maior sobrecarga sobre as articulações. Os sintomas emocionais também podem deixá-la mais irritada, sensível e chorosa.
As mulheres experimentam aumentos repentinos de estrogênio e progesterona quando engravidam. Estas mudanças hormonais e fisiológicas que acompanham a gravidez são únicas, causando alterações tanto físicas quanto emocionais.
Sua produção começa no momento em que ocorre a implantação e possui seu pico quando a gestação completa nove semanas. É possível observar o hormônio no sangue da paciente em aproximadamente sete dias após o dia da concepção.