Consiste no tálamo, epitálamo, subtálamo e hipotálamo. Cada uma destas estruturas tem muitos papéis essenciais para a sobrevivência e para o ótimo funcionamento do corpo humano, então vamos conhecer a sua neuroanatomia.
Córtex motor primário marcado como córtex somatomotor. ... É a região primária do sistema motor e trabalha em associação com outras áreas motoras, incluindo o córtex pré-motor, a área motora suplementar, o córtex parietal posterior e várias regiões do cérebro subcortical, para planejar e executar movimentos.
O Córtex motor é uma área anterior ao sulco central do cérebro, ocupando o terço anterior dos lobos frontais, está o córtex motor. Localizado posteriormente ao sulco central se encontra o córtex somatossensorial, que envia sinais ao córtex motor para que o controle das atividades motoras possa ser exercido.
Dessa forma, sabe-se que o córtex motor é responsável pela motricidade voluntária (coordenação dos movimentos voluntários), ao passo que o córtex pré-motor se ocupa da aprendizagem motora (psicomotricidade), assim como dos movimentos de habilidade fina.
A fissura responsável por esta divisão é a fissura longitudinal medial. As funções cognitivas e o processamento de informação de nível mais elevado ocorrem no córtex cerebral. Algumas funções do córtex cerebral incluem pensamento e raciocínio, memória, consciência, atenção, consciência perceptiva e linguagem.
Córtex pré-motor: -Age na preparação e execução dos movimentos + Área Motora Suplementar contribuem para o controle da função motora, grande número de fibras descendentes e diretamente conectadas ao trato córtico-espinhal.
- O córtex visual primário é a parte do cérebro que possibilita o exercício da memória visual em um pessoa. ... As imagens obtidas a partir dela mostram a estrutura lobulada e rugosa do cérebro com algumas regiões iluminadas em vermelho ou em amarelo, que correspondem às áreas que ativadas com cada função.
Planejamento, tomada de decisão, controle inibitório, atenção e memória de trabalho são consideradas funções que podem ser classificadas como funções executivas, com uma ativação predominante do córtex pré-frontal. O córtex pré-frontal tem uma grande implicação no comportamento social.
Funcionalmente relaciona-se com a concepção ou planejamento de sequências complexas de movimentos. Faz conexões com o corpo estriado, via tálamo e com a área motora primária correspondente. Área Pré-motora localiza-se no lobo frontal e ocupa toda a extensão da área 6 na face lateral de cada hemisfério.
O córtex motor é uma das partes do telencéfalo, que por sua vez faz parte do encéfalo. Sua principal função é a de favorecer o movimento. Então, através dele geramos, mantemos e finalizamos os movimentos. Graças ao córtex motor podemos fazer os movimentos voluntários de forma consciente.
Área de Wernicke /ˈvɛərnᵻkə/, também chamada de "área de fala de Wernicke", é uma das duas partes do córtex cerebral que está ligada à fala (a outra é a Área de Broca). Está relacionada ao conhecimento, interpretação e associação de informações, mais especificamente a compreensão da linguagem escrita e falada.
1. Área Somestésica: a área somestésica primária ou da sensibilidade geral está localizada no giro pós-central (áreas 3, 2 e 1 de Brodmann). A área 3 localiza-se no fundo do sulco central, enquanto as áreas 1 e 2 aparecem na superfície do sulco central.
Por exemplo, áreas de Brodmann 1, 2 e 3 são o córtex somatosensorial primário, área 4 é o córtex motor primário, área 17 é o córtex visual primário, e áreas de 41 e 42 correspondem ao córtex auditivo primário.
O lobo temporal está localizado na zona por cima das orelhas tendo como principal função processar os estímulos auditivos. Os sons produzem-se quando a área auditiva primária é estimulada.
Área de Broca é a parte do cérebro humano responsável pela expressão da linguagem, contém os programas motores da fala.
Área de Wernicke
O Lobo Frontal que fica na parte da frente do crânio, é responsável pelo planejamento de ações, bem como o pensamento abstrato. Ainda nestes encontra-se o Cortex Motor e o Cortex Pré-frontal.
2.
área de Broca
A afasia de broca é um transtorno neurológico em que há comprometimento da região do cérebro conhecida como área de Broca, que é responsável pela linguagem e, por isso, a pessoa possui dificuldade para falar, formar frases completas e com sentido, apesar de conseguir compreender normalmente o que se é falado.
A afasia de Broca afeta a palavra falada. A pessoa que tem afasia de Broca tem dificuldade em se expressar. ... Pessoas com afasia de wernicke falam sem dificuldades, mas sua fala nada transmite, é sem conteúdo e muitas vezes sem sentido. Geralmente a pessoa não tem consciência de que sua fala é vazia.
A área de broca (1) se encarrega de produzir a linguagem e está localizada no hemisfério esquerdo, mais concretamente na parte inferior do lóbulo frontal. ... A área de Broca e a área de Wernicke estão conectadas através de um grupo de fibras nervosas conhecido como o fascículo arqueado.
A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.
Afasia de expressão (motora, não fluente ou de Broca): a capacidade de produzir palavras é prejudicada, mas a compreensão e capacidade de formar um conceito são relativamente preservadas. Esse tipo de afasia resulta de um distúrbio na parte dominante frontal esquerda ou área frontoparietal, incluindo a área de Broca.