EQST

Quais So As Consequncias Da Modernidade?

Quais são as consequências da modernidade?

A proposta da obra é discutir as consequências da modernidade sobre a vida e instituições sociais. ... Características distintivas da modernidade são: separação entre tempo e espaço, deslocamento das relações locais para relações globais, perda de confiança interpessoal, constante revisão das práticas sociais.

O que é a modernidade na sociologia?

A modernidade é um período de tempo que se caracteriza pela realidade social, cultural e econômica vigente no mundo. Ao tratarmos da era moderna, pré-moderna ou ainda a pós-moderna, fazemos referência à ordem política, à organização de nações, à forma econômica que essas adotaram e inúmeras outras características.

Qual a relação existente entre a modernidade e sociologia?

Como afirmam Octavio Ianni e Renato Ortiz, a Sociologia é uma forma de auto-consciência científica sobre a realidade social. Assim, ela é constitutiva da modernidade, na medida em que o mundo moderno que conhecemos é o que está, em grande medida, nos conceitos sociológicos (Ianni, 1988).

O que a modernidade trouxe como benefício para a sociedade?

A modernidade trouxe avanços em praticamente todos os campos de conhecimento – e retrocesso na maneira como as pessoas se relacionam. Com ela veio o questionamento de todos os valores.

Qual o conceito de Pós-modernidade na sociedade atual?

O pós-modernismo, também chamado de pós-modernidade, pode ser definido a partir das mudanças sociais, culturais, artísticas, filosóficas, científicas e estéticas que surgiram após a Segunda Guerra Mundial. ... No campo do marxismo, Friederich Jameson afirma que a pós-modernidade corresponde à terceira etapa do capitalismo.

O que quer dizer o termo Pós-moderno?

Pós-moderno é uma forma (em muitos casos, pejorativa) de se referir a um modelo filosófico que é marcado pela negação de alguns princípios da modernidade, e representado por autores como Foucault, Derrida e Deleuze.

Qual a teoria do amor e A vida líquida de Bauman?

Bauman, em Amor Líquido, afirma que até mesmo a afinidade está se tornando algo pouco comum em uma sociedade de extrema descartabilidade. ... O amor líquido é uma metáfora para a falta de proximidade institucionalizada.

Por que Zygmunt Bauman tem uma visão pessimista sobre a modernidade?

Chamado de pessimista por suas críticas amargas ao pós-modernismo, Bauman se recusava a classificar as relações amorosas como união. Para o filósofo, as “relações líquidas” seriam experiências pessoais de cada um, sem a construção da identidade de um casal, da integração entre dois indivíduos.

O quê Bauman fala sobre consumismo?

Na visão de Bauman, vivemos hoje numa cultura de lixo. Numa sociedade de consumidores que sufocam produtores, a lei consumista afirma que quem não consome tornar-se-á humilhado, quem consome livrar-se-á da exclusão, e o que é consumido transformar-se-a em lixo.

O que quer dizer tempo líquido?

Os tempos são “líquidos” porque tudo muda tão rapidamente. Nada é feito para durar, para ser “sólido”. Disso resultariam, entre outras questões, a obsessão pelo corpo ideal, o culto às celebridades, o endividamento geral, a paranóia com segurança e até a instabilidade dos relacionamentos amorosos.

Quais as principais influências teóricas de Zygmunt Bauman?

Suas análises concentraram-se especialmente na fluidez das relações humanas e no sentimento generalizado de medo. Bauman, uma das mais importantes vozes intelectuais deste século, cunhou novos conceitos: modernidade líquida, amor líquido, medo líquido.