O estudo das divergências entre línguas da mesma origem é que provocou o aparecimento da Filologia em 1816 com a obra Sistema de Conjugação do Sâns- crito em comparação com o Grego, o Latim, o Persa e o Germânico, escrita pelo cientista alemão Franz Bopp (1791-1867).
É inegável a importância da Filologia para o estudo da história das línguas românicas em suas fases pretéritas e atuais, refletindo as marcas de variação da língua na época, a partir da edição de textos que se consti- tuem como fontes confiáveis.
substantivo feminino Estudo de uma língua através de seus documentos escritos, que visa não só à restauração, fixação e crítica dos textos para o conhecimento do uso linguístico e sua história, mas também à compreensão de globalidade dos fenômenos culturais, especialmente os de ordem literária, a que ela serve de ...
Termo de origem grega (philos que significa gosto, amor e logos, que significa palavra) que designa o estudo das línguas, ou de uma língua, especificamente, numa perspetiva de história literária e gramatical.
Portanto, filologia, em um sentido amplo, é a ciência que tem por objetivo estudar uma língua, civilização, cultura ou a literatura em determinada posição histórica e para isso faz uso dos documentos escritos que são encontrados dentro do recorte escolhido. ...
Filologia é a ciência que tem como objetivo estudar uma língua através de textos escritos. ... Inicialmente, a filologia se limitava ao estudo das ideias mediante a crítica textual. No entanto, esta ciência progrediu e começou a se interessar pela história, instituições e manifestações culturais.
Significado de Glotologia substantivo feminino Ciência que estuda comparativamente as diversas línguas, considerando suas origens e formação.
“Filólogo” indica aí aqueles que tinham muita vontade de aprender, levando aqueles jovens a quase pressionar os sábios gregos; são “os amigos da palavra”, a palavra que instrui e alarga ho- rizontes. Por isso Plutarco qualifica-os de “filólogos”, e no superlativo, e não de filósofos como os seus interlocutores.
1 FILOLOGIA, FILOLOGIA ( LINGÜÍSTICA) ROMÂNICA Essa ciência antiga focaliza a cultura de um povo que se expressa através de sua língua, em suas diferentes produções textuais.
A Linguística é concebida como a ciência que se ocupa do estudo acerca dos fatos da linguagem, cujo precursor foi Ferdinand de Saussure. ... “A linguística é o estudo científico da linguagem humana.
Compõe o perfil do filólogo ser um estudioso, além de ser aquele que busca com constância a atualização seja tecnológica, seja intelectual para a execução dos trabalhos; é necessária a construção de um saber erudito (letrado, sábio); buscar a integração dos conhe- cimentos das ciências humanas; preocupar-se com a ...
De um ponto de vista estrito, a filologia é o estudo do texto, incluindo sua linguagem e seus aspectos literários, por meio da análise histórica de documentos escritos. Mas, à medida que aqueles ramos do conhecimento foram se tornando independentes, seu campo foi deixando de ter contornos claros.
De um ponto de vista estrito, a filologia é o estudo do texto, incluindo sua linguagem e seus aspectos literários, por meio da análise histórica de documentos escritos.