Os dobramentos modernos expressam as altitudes mais elevadas do relevo terrestre. ... São exemplos de dobramentos modernos a Cordilheira dos Andes, na América do Sul, e a Cordilheira do Himalaia, na Ásia, onde se encontra o Monte Everest.
Cobre uma parte dos estados americanos de Montana, Idaho, Washington, Wyoming, Utah, Colorado e Novo México. No Canadá, ela está na Colúmbia Britânica, em Alberta, no território de Yukon e nos Territórios do Nordeste. Às vezes, as montanhas do Alasca também são consideradas parte das montanhas Rochosas.
Os dobramentos antigos são de forma generalizada, de picos arredondados, por causa de acontecimentos naturais ou antrópicos. Já os modernos, surgiram recentemente e não sofreram tantas alterações com o clima e o tempo, sendo assim são de pico mais agudo.
Escudo Cristalinos (ou maciços antigos) são os terrenos mais antigos da crosta terrestre, sendo construídos por rochas magmáticas e metamórficas. ... As Bacias Sedimentares resultam do acúmulo de sedimentos provenientes do desgaste das rochas, de organismos vegetais, animais ou de camadas de lava vulcânica solidificada.
Os Escudos Cristalinos são importantes pois concentram grande quantidade de recursos minerais, principalmente metálicos, como ferro, manganês e níquel. Outros recursos são também relevantes como o granito (rocha magmática intrusiva) e o mármore (rocha metamórfica), amplamente utilizados na construção civil.
A estrutura geológica do Brasil é formada por escudos cristalinos, bacias sedimentares e terrenos vulcânicos. ... Isso ocorre porque o Brasil está localizado no centro da placa tectônica sul-americana, ou seja, numa zona estável que não apresenta abalos sísmicos.
O Brasil possui cerca de 60% do seu território composto por bacias sedimentares, a sua grande maioria localizada no interior. ... Bacias sedimentares de menor extensão: (bacias do Pantanal Mato-Grossense, do São Francisco, também denominada Sanfranciscana, do Recôncavo Tucano e a Litorânea);
Elas são divididas em três tipos diferentes: Bacia sedimentar de grande extensão – exemplos: bacia Amazônica, bacia do Parnaíba, bacia do Paraná e bacia Central. Bacia sedimentar de menor extensão – exemplos: bacia do Pantanal Mato-Grossense, bacia do rio São Francisco, bacia do Recôncavo Tucano e bacia Litorânea.
Vamos entender os principais tipos de bacias hidrográficas: