A taxonomia segue a seguinte ordem: reino, filo, classe, ordem, família, gênero, espécie.
(FESPSP - adaptada) - A sequência hierárquica das categorias taxonômicas do homem, indo da mais ampla para a mais específica é: Primata, Mammalia, Hominidae, Chordata, Homo sapiens, Homo. Homo sapiens, Homo, Hominidae, Chordata, Mammalia, Primata.
As categorias taxonómicas integram um sistema hierárquico de classificação (hierarquia taxonómica), proposto por Lineu. Este é um sistema de ordenação em que os seres vivos são agrupados numa série ascendente.
Ordem (latim: ordo, plural ordines) é um taxon de alto nível hierárquico utilizado no sistema de classificação científica dos seres vivos para agrupar famílias constituídas por espécies que apresentam entre si um elevado grau de semelhança morfofuncional.
O reino animal é dividido em diversos filos. Os principais são: poríferos, cnidários, platelmintos, nematódeos ou nematelmintos, anelídeos, equinodermos, moluscos, artrópodes e cordados.
A taxonomia de Lineu classifica as coisas vivas em uma hierarquia, começando com os Reinos. Reinos são divididos em Filos. Filos são divididos em classes, então em ordens, famílias, gêneros e espécies e, dentro de cada um em subdivisões.
A taxonomia é a área da Biologia dedicada à organização e classificação dos seres vivos.