São ondas de fluxo sanguíneo gerado pelos batimentos cardíacos e refletido nas artérias do corpo, podendo ser palpado em vários locais do corpo, os mais comuns são as veias carótida e braquial que se localizam na região do pescoço e do braço (pulso).
A frequência cardíaca mede-se em bpm (batimentos por minuto) e os valores considerados normais são entre 60 e 140 bpm.
Um pulso fraco, rápido (mais de 120 pulsações por minuto) ou arrítmico, revela que algo está a falhar no sistema circulatório. Devemos tomar o pulso com dois dedos: indicador e médio. Com o indicador pressionamos a artéria contra o osso e, com o dedo médio, percebemos o pulso.
Mas quando a pessoa mede sua frequência cardíaca em repouso e acha que podia estar mais baixa, a melhor forma de normalizar é fazendo atividade física regularmente. Podem ser caminhadas, corrida, aulas de hidroginástica ou qualquer outra atividade que leve ao condicionamento físico.
É a verificação da quantidade dos batimentos cardíacos, por intermédio da onda produzida nas artérias (dilatação e contração das paredes destas) com a passagem de sangue. Para a verificação do pulso, pode-se utilizar a artéria, pediosa, poplítea, femoral, temporal, carótida ou, a mais utilizada, radial.
Sintomas de Arritmia
O melhor local no corpo para se verificar a pulsação é:
Um batimento irregular é mais difícil de observar, visto que naturalmente o nosso batimento apresenta uma ligeira irregularidade devido à respiração. Deve consultar o médico se apresentar um batimento cardíaco acima dos 120 bpm ou abaixo dos 40 bpm.
Sintomas da arritmia cardíaca