É uma doença rara autoimune, ou seja, na qual o sistema imunológico reage contra as células da própria pessoa, causando danos que podem ser nos órgãos internos (rim, pulmão, coração, cérebro e articulações) ou somente na pele.
No Lúpus, os anticoncepcionais que podem ser usados são aqueles derivados da progesterona. Os anticoncepcionais a base de estrógeno são totalmente contra-indicados, pois podem desencadear crises da doença. O importante é você estar sempre em acompanhamento com o seu Reumatologista e com seu ginecologista.
Trigo integral, arroz integral, cevada, milho, aveia e quinoa são muito mais saudáveis do que os grãos refinados, porque fornecem fibras que ajudam a reduzir o colesterol e o risco de doenças cardiovasculares.
As evidências indicam que temos mais um benefício do ômega-3. Lúpus é uma doença que está sendo estudada pela classe médica, e os esforços parecem estar apresentando resultados interessantes para quem sofre com a doença.
A associação mais clássica é feita com a procainamida e a hidralazina. Recentemente, com a introdução de novas drogas na prática clínica, tem sido relatado um aumento no número de medicamentos implicados como causadores da doença, e a lista atual inclui quase uma centena de drogas relacionadas à ocorrência de LID.
Sulfas, anticoncepcionais orais e penicilinas podem disparar o lúpus e devem ser evitados. O álcool e o fumo são prejudiciais a qualquer pessoa, mas no caso desta doença deve-se principalmente evitar a interação de álcool com sedativos e antialérgicos, e do fumo, no caso de problemas pulmonares.
Mostrar especialistas Como funciona? O álcool é metabolizado pelo fígado, portanto, caso esteja usando alguma medicação hepatotóxica ou cuja metabolização é predominantemente hepática, o mesmo deve se evitado.
A suplementação oral de curcuma diminui a proteinúria, hematúria e a pressão arterial sistólica (as principais manifestações clínicas) em pacientes que sofrem de recidiva (nefrite lúpica intratável) de acordo com um estudo randomizado e duplo-cego controlado por placebo.