ELEMENTOS BÁSICOS DE UM BANCO DE DADOS
É possível definir um agregado no banco de dados manualmente quando uma tabela agregada usa chaves de nível ou junta-se a uma dimensão separada que contém os níveis requeridos para agregação.
Significado de Agregação substantivo feminino Reunião de partes homogêneas formando um todo; coesão, aglomeração, conjunto.
Este tipo de relacionamento ocorre toda a vez que temos uma ocorrencia de uma entidade que está associada a um ou mais ocorrencias da mesma entidade. ... Os auto-relacionamentos são na verdade uma forma de representarmos relações de hierarquia entre ocorrencias de uma mesma entidade.
Uma entidade associativa é um termo usado na teoria relacional e de entidade-relacionamento. Um banco de dados relacional requer a implementação de uma relação base (ou tabela base) para resolver relacionamentos muitos-para-muitos.
No mapeamento conceitual-lógico, a entidade associativa é uma tabela como no relacionamento com cardinalidade N:N, mas a chave primária dela poderá ir para outra tabela como chave estrangeira.
A Generalização/Especialização pode ser classificada em dois tipos: Parcial: nem toda ocorrência da entidade genérica possui uma ocorrência correspondente em uma entidade especializada. No exemplo acima, nem todo funcionário é motorista e nem todo funcionário é secretária.
Chave Primária é atributo ou combinação de atributos cuja propriedade é identificar da forma unica um registo/linha na tabela. ... Chave Estrangeira ocorre quando atributo de uma relação é chave primária da outra. Isto é, quando houver uma relação de 1: N entre tabelas.