A linguagem coloquial é normalmente empregada em situações informais de interlocução, em eventos de fala do nosso cotidiano. A linguagem coloquial, também chamada de informal ou popular, encontra fluidez na oralidade e é utilizada pelos falantes cotidianamente.
A linguagem coloquial é uma variação de linguagem popular utilizada em situações cotidianas mais informais. A coloquialidade encontra fluidez na oralidade (fala) e, assim, não requer adequação às normas da gramática tradicional (norma culta/padrão da língua portuguesa).
O tom da linguagem informal é mais pessoal do que da linguagem formal. Porém, a linguagem informal não é usada apenas quando falamos. Podemos usar linguagem informal também quando escrevemos, como por exemplo, em um cartão postal para um membro da família ou uma mensagem de texto para um amigo.
1. Conversação ou palestra entre duas ou mais pessoas.
Também conhecida pelo termo linguagem coloquial, coloquialismo é uma variação da linguagem popular, isto é, a forma mais espontânea de nos comunicarmos no dia a dia. Portanto, esse estilo não segue regras gramaticais e abrange contextos informais do cotidiano.
É uma linguagem utilizada no cotidiano em que não exige a atenção total da gramática, de modo que haja mais fluidez na comunicação oral. Na linguagem informal usam-se muitas gírias e palavras que na linguagem formal não estão registadas ou têm outro significado.
A linguagem coloquial, informal ou popular é uma linguagem utilizada no cotidiano que utilizamos em situações informais, por exemplo, na conversa com os amigos, familiares, vizinhos, dentre outros. Nessa linguagem é comum usar gírias, estrangeirismos, abreviar e criar palavras, cometer erros de concordância.
Linguagem vulgar Indo de encontro com a linguagem culta, a vulgar é extremamente fora do padrão gramatical e faz parte da fala dos analfabetos ou semianalfabetos. As estruturas gramaticais são “bagunçadas” e barbarismos são frequentes.
Enfim, aquilo que a gramática diz o que é a linguagem correta. ... Ex: A gente vai ao Centro. Para a norma culta, padrão, devemos usar a 1, pessoa do plural e não a palavra "gente".
A linguagem comum é a que utilizamos no nosso dia a dia, ou seja, é também chamada de linguagem coloquial. Nessa forma de falar, as pessoas não se preocupam com as regras gramaticais, mas sim em transmitir a mensagem.
A linguagem comum é aquela linguagem a qual usamos no cotidiano, com isso, tal linguagem não apresenta tanta formalidade. Assim sendo, pode - se ter variâncias linguísticas entre regiões o que ocasiona ao engradecimento e enriquecimento de uma linguagem.
Resposta. Acredito que seja aquela que usamos para nos comunicar diariamente, com amigos, familiares e amigos, em nosso meio social.