Como eu interpreto os valores-P na Análise de regressão linear? O valor-p para cada termo testa a hipótese nula de que o coeficiente é igual a zero (sem efeito). Um valor-p baixo (< 0,05) indica que você pode rejeitar a hipótese nula.
Os resíduos indicam a variação natural dos dados, um fator aleatório (ou não) que o modelo não capturou. Se as pressuposições do modelo são violadas, a análise será levada a resultados duvidosos e não confiáveis para inferência.
Como visto anteriormente, o resíduo (ei) é dado pela diferença entre a variável resposta observada (Yi) e a variável resposta estimada (ˆYi), isto é ei=Yi−ˆYi=Yi−ˆβ0−ˆβ1x1i−⋯−ˆβpxpii=1,…,n. i. εi e εj são independentes (i≠j); ii.
Figura 1: Estruturar a tabela de dados no Excel, ir ao menu dados e clicar em análise de dados. Figura 2: Selecionar regressão. Figura 3: Selecionar o intervalo de dados desejado para as variáveis X e para as variáveis Y. Figura 4: Selecionar o nível de confiança de 95%, plotar resíduos e plotar a probabilidade normal.
Cálculo do Coeficiente Angular
Multiplique o resultado da divisão por 100. Isso nos dará a comparação percentual entre os dois valores. Se o valor final tiver aumentado (em vez de diminuir), o resultado será sempre maior que 100. 1,4 x 100 = 140%.