De acordo com a Lei Orgânica da Saúde, os fatores determinante e condicionantes de saúde são: a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o aceso aos bens e serviços essenciais para a saúde.
Estão ligadas as condições socioeconômicas, culturais e ambientais. Os fatores condicionantes são aqueles que estão ligados á genetica ou biologia da pessoa, ao meio ambiente e ao estilo de vida (alimentação, consumo de substâncias, ativiades fisica).
Significado de Condicionante substantivo masculino e feminino Aquilo que condiciona, que estabelece condições para o desenvolvimento ou para a ocorrência de alguma coisa.
“Os determinantes sociais da saúde são as condições em que as pessoas nascem, crescem, vivem, trabalham e envelhecem, incluindo o sistema de saúde. Essas circunstâncias são moduladas pela distribuição de renda, poder e recursos em nível global, nacional e local e são influenciadas por decisões políticas.
Para a Comissão Nacional sobre os Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS), os DSS são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população.
Os indicadores de enfermagem, acompanhados pelo NAGEH, são: incidência de quedas, incidência de úlceras por pressão (UPP), incidência de perda de sonda nasoenteral, incidência de flebites, incidência de não conformidades na administração de medicamentos, incidência de obstrução de cateteres centrais, horas de ...
A gestão da qualidade na saúde depende da melhoria contínua dos processos para garantir os padrões de excelência definidos pelos órgãos reguladores, além de ofertar condições qualificadas de assistência ao paciente para maior aceitabilidade dos serviços prestados.
Outros atributos de um indicador são: mensurabilidade (basear-se em dados disponíveis ou fáceis de conseguir), relevância (responder a prioridades de saúde) e custo-efetividade (os resultados justificam o investimento de tempo e recursos).
Validade, ou seja, se o indicador é capaz de medir o que se pretende analisar.
Temos dez tipos de indicadores de desempenho de processos:
produto; precisão da previsão; confiabilidade do produto, confiabilidade do serviço; percepção do produto ou serviço pelo cliente; e experiência de consumo.
Veja quais são!
Assiduidade, índice de trabalho, produtividade diária e satisfação com o atendimento são apenas alguns dos indicadores de avaliação de desempenho, mas que já conseguem te ajudar a perceber os pontos fortes e fracos do seu time.
Um sistema de indicadores e métricas de desempenho para a gestão estratégica em instituições publicas devem ter como principais atributos, a capacidade de medir os princípios constituições e a satisfação da população em relação ao papel de cada uma das instituições publicas.