EQST

Que Foi A Escolstica?

Que foi a escolástica?

O termo Escolástica refere-se à produção filosófica que aconteceu na Idade Média, entre os séculos IX e XIII d.C. Em comparação com a Patrística, vertente anterior da Filosofia Medieval, a Escolástica está situada em um período de intensidade do domínio católico sobre a Europa.

O que foi a patrística e a escolástica?

Sendo assim, a Patrística focou na disseminação dos dogmas associados ao Cristianismo, por exemplo, defendendo a religião cristã e refutando o paganismo. Já a Escolástica, através do racionalismo, tentou explicar a existência de Deus, do céu e do inferno, bem como as relações entre o homem, a razão e a fé.

Qual o grande tema filosófico da Escolástica em suas diversas fases?

Resposta. O grande tema filosófico da escolástica é a harmonização de duas esferas: a fé e a razão.

Qual a filosofia que predominou na Idade Média Comente sobre ela?

Resposta. A filosofia escolástica, desenvolvida a partir do século XII, é a mais completa e complexa das correntes filosóficas medievais. Seu principal expoente foi São Tomás de Aquino, que combinou a tradição teológica cristã com a filosofia de Aristóteles.

Quais influências o cristianismo sofreu da Filosofia?

No final do medievo e no início da modernidade o cristianismo sofreu uma forte influência da Filosofia clássica grega, dando origem a chamada Filosofia Cristã, através dos pensamentos de filósofos, tais como o bispo católico Aurélio Agostinho, no século V e o padre católico Tomas de Aquino no século XIII.

Quais questões filosóficas os filósofos cristãos tentaram responder?

Sua principal questão debatida pelos filósofos era a relação entre a fé e a razão. Para os filósofos cristãos da Idade Média, a filosofia não era a busca da verdade, pois acreditavam que a única verdade vinha de Deus e não do homem.

O que os filósofos cristãos tiveram que provar?

Resposta. Os chamados "pais da igreja" foram os primeiro filósofos a defender a fé cristã nos primeiros séculos, até aproximadamente o século 8. Os padres da igreja foram os filósofos que, nesse período, tentaram conciliar a herança clássica greco romana,com o pensamento cristão.

Por que os filósofos modernos tiveram que encontrar um novo caminho para a filosofia perante a presença das religiões reveladas?

5. Por que os modernos tiveram que encontrar um novo caminho para a filosofia perante a presença das religiões reveladas? Os filósofos modernos observaram que as verdades de fé haviam influenciado a própria maneira de conceber as verdades de razão.

Qual a relação entre razão e fé na filosofia medieval?

A filosofia medieval é centrada na existência de Deus e nos valores cristãos, onde por meio da razão e pela eram feitos estudos sobre a existência de Deus e a relação que ele tem com o homem. ... No período medieval o centro do poder estava na Igreja e em seus ensinamentos.

Quais foram as soluções apresentadas pelos filósofos medievais?

Resposta: As principais soluções apresentadas foram: realismo, realismo moderado, nominalismo e conceptualismo.

Quais são as principais características da filosofia medieval?

Características da Filosofia Medieval A relação entre a razão e a fé; A existência e a natureza de Deus; Fronteiras entre o conhecimento e a liberdade humana; Individualização das substâncias divisíveis e indivisíveis.

Qual o papel da filosofia medieval?

O papel da filosofia medieval é estabelecer a relação entre fé e razão. ... O que fez com que a filosofia medieval se espalhasse de forma influente na pela Europa no período medieval.

Qual a principal característica da Filosofia Medieval marca a ruptura?

Resposta. Resposta: As doutrinas cristãs e o sobressalto da fé que se interpõe à razão.