O SNT é composto pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), coordenador do Sistema e órgão máximo normativo e consultivo, os Conselhos Estaduais de Trânsito (Cetran) e o Conselho de Trânsito do Distrito Federal (Contrandife).
O Sistema Nacional de Trânsito (SNT) é composto pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), os Conselhos Estaduais de Trânsito (CETRAN) e o Conselho de Trânsito do Distrito Federal (CONTRANDIFE).
Conforme é possível identificar, o subsistema normativo é composto por três instituições principais: o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Banco Central do Brasil (BACEN) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
São 5: Conselho Monetário Nacional (CMN), Banco Central do Brasil (BACEN), Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e Superintendência Nacional de Previdência Complementar (PREVIC).
O Banco Central do Brasil, também conhecido como Bacen ou BCB, é uma autarquia federal (ou seja, uma entidade independente, mas que opera sob supervisão do governo) responsável pela autoridade monetária do Brasil, estando diretamente ligada ao Ministério da Economia, o antigo Ministério da Fazenda.
O Banco Central do Brasil é uma autarquia federal autônoma, o que significa que ele tem autonomia perante a outros órgãos do poder público. Ou seja, ele não está subordinado a nenhum outro órgão, mas opera com a supervisão do governo federal e está ligado ao Ministério da Economia.
Em 2 de janeiro de 2019, Rubem de Freitas Novaes foi nomeado presidente do Banco do Brasil em substituição a Marcelo Labuto.
O maior acionista do BB é a União Federal que após a oferta reduziu sua participação de 65,3% para 59,2% do total do capital. A segunda maior participação é da Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil (PREVI) que manteve a participação de 10,4%.
O Banco do Brasil é considerado uma empresa pública de economia mista, isto é, o governo possui a maioria das ações e tem como objetivo principal contribuir de forma intensa no crescimento econômico, industrial, comercial e social do Brasil, atuando diretamente em situações pouco atrativas aos bancos privados, como ...
212 anos (12 de outubro de 1808)
12 de outubro de 1808, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
O Banco do Brasil foi criado em 12 de outubro de 1808, por meio de um alvará do príncipe regente D. João. Inicialmente, o capital de mil e duzentas ações com valor de um conto de réis cada uma foi aberto ao público, com o objetivo de subscrever estas ações aos endinheirados da época.
Atualmente, o Banco do Brasil conta com 109 mil funcionários e atende mais de 54 milhões de clientes. Além disso, a companhia possui presença física em 23 países para dar conta da demanda de brasileiros vivendo no exterior.
De acordo com o Banco Central do Brasil, as cinco maiores instituições financeiras em número de clientes são nesta ordem:
Caixa Econômica Federal, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Santander concentram 81% dos 506 milhões de clientes cadastrados no país.
O BB disponibiliza uma grande diversidade de produtos e serviços para atender aos seus mais de 54 milhões de clientes no Brasil, além de seus clientes no exterior. O atendimento especializado por segmentos no BB visa garantir a qualidade no atendimento, agilidade, comodidade e adequação no relacionamento. ...
Conheça as vantagens de ser um cliente Banco do Brasil Estilo
Para fazer parte do BB Estilo, você deve obrigatoriamente ser correntista no banco. Baseado na sua renda e em seus investimentos, o banco irá analisar se você se encaixa nos requisitos necessários para ser BB Estilo.
O Banco do Brasil Private é um conceito de relacionamento que une a exclusividade, a personalização e o atendimento de um private banking com a solidez, segurança, tradição e experiência que só o Banco do Brasil pode oferecer.