Imagine que uma empresa tenha gerado um LAJIR no valor de R$ teve uma desvalorização de R$ 3.
Na elaboração da Demonstração de Fluxo de Caixa pelo método direto, são colocados, principalmente, os pagamentos e recebimentos que são decorrentes das atividades operacionais da empresa. Em contrapartida, o método indireto irá demonstrar os recursos das atividades operacionais a partir do lucro líquido da empresa.
No método indireto de elaboração da DCF, o lucro líquido ou o prejuízo, apresentado da DRE, é ajustado pelos efeitos de transações que não envolvem caixa. Um exemplo clássico é a depreciação que apesar de afetar o lucro líquido não representa um desembolso de caixa, portanto esse valor é “estornado”, ajustando o lucro.
Quais são as 10 vantagens de ter um fluxo de caixa integrado?
A prática de realizar o controle de caixa durante um período mais extenso facilita o planejamento financeiro. Ele funciona como um diagnóstico, que mostra ao gestor quais são as receitas e as despesas médias referentes a um dia, semana ou mês, tornando o movimento de caixa previsível.
Quais os Fatores que afetam o Fluxo de Caixa?
Por isso separamos neste artigo estratégias para sobreviver à problemas de fluxo de caixa mais comuns nas empresas.
O primeiro passo para quem está com saldo negativo na conta bancário é “apagar o incêndio”, ou seja, se livrar da dívida com o banco o quanto antes. Na maioria dos casos, os bancos oferecem uma solução rápida para negociar a dívida do cheque especial, até mesmo pelo caixa eletrônico ou app.