O Humanismo foi um movimento de transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, ou entre o Trovadorismo e o Renascimento. Como o próprio nome já indica, esse período literário correspondeu a ideais filosóficos, morais e estéticos que valorizavam o ser humano.
Na literatura portuguesa, a linguagem do humanismo veio em forma de prosa, poesia palaciana, peças teatrais e outras obras. A linguagem do humanismo teve início após o teocentrismo entrar em decadência.
O teatro popular, a poesia palaciana e a crônica histórica foram os gêneros mais explorados durante o período do humanismo em Portugal. Dentre os principais autores do humanismo português estão: Gil Vicente, Fernão Lopes e Garcia de Resende.
O Humanismo português (desenvolvido ao longo do século 15 e em parte do 16) produziu manifestação literária de vários gêneros: prosa, poesia e teatro.
Literatura. Os gêneros literários podem ser classificados em três categorias básicas: gêneros épico, lírico e dramático. A Literatura é uma manifestação artística difícil de ser conceituada. Para nos ajudar a melhor entendê-la, Aristóteles, em sua Arte Poética, definiu aquilo que chamamos de gêneros literários.