Principais autores europeus: Baudelaire, Mallarmé, Verlaine, Rimbaud; Principais autores brasileiros: Cruz e Sousa, Alphonsus de Guimaraens, Augusto dos Anjos (este último tido como “pós-simbolista” ou “pré-moderno”).
O simbolismo é uma estética literária do século XIX que se opõe à objetividade parnasiana. ... Ao contrário dos parnasianos que defendiam o rigor formal do verso, os simbolistas buscavam uma poesia voltada a efeitos sonoros, com certa musicalidade. Assim, eram comuns figuras de linguagem como assonância e aliteração.
Os temas mais recorrentes estão relacionados com a religiosidade, os sonhos, o pessimismo, a loucura e o mistério. No Brasil, o movimento simbolista teve como principais representantes Cruz e Souza (1861-1898) e Alphonsus de Guimaraens (1870-1921).
O Simbolismo foi um importante movimento literário do final do século XIX, marcado pelo pessimismo e pela visão subjetiva da realidade. O Simbolismo foi um importante movimento literário do final do século XIX.
O movimento Parnasianismo foi baseado pela doutrina da “arte pela arte” que teve origem pelo poeta francês Théophile Gautier, que defendia o princípio de que a arte não precisava ter uma base de significados e sentimentos humanos, mas sim com o intuito de ser perfeita, bela e refinada.
Umas das principais características do parnasianismo se refere ao objetivismo, como já vimos. A definição do parnasianismo está ligada a ideia da “arte pela arte”. Esta frase foi popularizada por Théophile Gautier (1811-1872) e significa a produção da arte pela sua essência e a metalinguagem.
(F. Carlos Chagas-SP) Os poetas representativos da escola parnasiana defendiam: engajamento político nas causas históricas da época, fazendo delas matéria para uma poesia inflamada e eloqüente. a idéia de que a livre inspiração é a garantia maior de que o poema corresponda à expressão direta das emoções mais profundas.
A tríade parnasiana é a forma como ficou conhecido o grupo de três poetas parnasianos brasileiros de maior destaque: Alberto Oliveira, Raimundo Correia e Olavo Bilac. O Parnasianismo é uma escola literária poética contemporânea ao Realismo e ao Naturalismo que se caracterizou pela idealização da "arte pela arte".
As características do parnasianismo residem na sentença “arte pela arte”, ou seja, na busca da perfeição das formas poéticas e no rigor estético, permeado por valores clássicos. ... Foi assim que os parnasianos utilizavam palavras cultas e rimas raras, ricas e perfeitas em suas composições.
A poesia simbolista está repleta de misticismo e musicalidade, característica explorada, sobretudo, pelo uso das figuras de som (aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia) e ainda, pela escolha de temas como o amor, o tédio, a morte e a espiritualidade humana. ...
Daí a sublimação, tão procurada pelos simbolistas: o domínio do espírito sobre a matéria, a purificação, por meio da qual o espírito atinge as regiões etéreas, o espaço infinito. ... No Simbolismo, tudo é sugestão. “Sugerir, eis o sonho” – era a palavra- de-ordem de Stéphane Mallarmé (1842-1898), poeta simbolista francês.
A presença de elementos que fazem parte da imaginação e dos sentimentos mais íntimos do autor é outro elemento que demonstra a subjetividade no simbolismo. Mas a subjetividade simbolista é diferente da subjetividade que existia no romantismo. É mais relacionada aos sentimentos sem lógica ou linha de raciocínio.