É uma linha de ensino, adotada por volta de 1970, que privilegiava excessivamente a tecnologia educacional e transformava professores e alunos em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária e sem qualquer vínculo com o contexto social a que se destinavam.
Johann Friedrich Herbart
A Pedagogia Histórico-Crítica surgiu no final da década de 1970, com Dermeval Saviani. Trata-se de uma proposta que tem a intenção de superar tanto as teorias não-críticas, como as crítico-reprodutivistas. ... A respeito da marginalidade em relação as teorias que buscam explicar a escola, Saviani (2007, p.
Para Libâneo (2004), ainda, a pedagogia traduz o estudo sistemático da educação e dos seus processos, e deve ser entendido como pedagógico a finalidade da ação educativa, suas estruturas sócio-políticas que se estabelecem nas formas organizativas e metodológicas.
Essa visão da pedagogia fundamenta-se em um conceito ampliado de educação. Para Libâneo, as práticas educativas não se restringem à escola ou à família. ... Ela estuda as práticas educativas tendo em vista explicitar finalidades, objetivos sociopolíticos e formas de intervenção pedagógica para a educação.
Perfil comum do pedagogo: profissional habilitado a atuar no ensino, na organização e gestão de sistemas, unidades e projetos educacionais na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação, tendo a docência com base obrigatória de sua formação e identidade profissionais.
2) Em que se constitui esse novo campo de atuação do Pedagogo? ... Pode atuar, ainda, como gestor do trabalho pedagógico, como supervisor de ensino/inspetor de ensino, como orientador educacional, como professor coordenador pedagógico/supervisor e, também, no trabalho de gestão escolar da educação básica.
7 áreas da pedagogia em que o profissional formado pode atuar
O papel do pedagogo é de extrema importância em um espaço não-escolar, sendo capacitado para desempenhar uma função de mediador e articulador da aprendizagem em uma organização.